Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Cartilhas valorizam os saberes e práticas tradicionais indígenas

Relatórios do projeto, lançados em comemoração ao Dia do Índio, abordam também aspectos da saúde indígena em comunidades no Amazonas

Tarde Nacional - Amazônia

No AR em 19/04/2021 - 17:22

No Dia Nacional do Índio, o Tarde Nacional - Amazônia desta segunda-feira (19) falou sobre 2 cartilhas lançadas pela Fundação Amazônia Sustentável (FAS) em comemoração à data. Ao todo, são 4 publicações que além de valorizar os saberes e práticas tradicionais indígenas, também apresentam um panorama da saúde e da cultura agrícola em aldeias e comunidades do Amazonas. O projeto envolveu 40 mulheres indígenas. Quem explica melhor sobre esse trabalho é o gerente do Programa de Soluções Inovadoras da FAS, Gabriela Sampaio.

"Nós temos 2 cartilhas que estão postas. Uma olhando muito para questão de melhorar os viveiros das aldeias e das comunidades. Bem passo-a-passo mostrando quais são as sementes, qual é o período que é bacana de ser plantado, qual é o processo para que você tenha no final uma fruta, um alimento. Muitos desses conhecimentos tradicionais vão se extinguindo ou acabando ao passo que você tem uma migração para as cidades. Então, é importante fazer esse resgate. E também tivemos uma cartilha sobre os sistemas agrícolas tradicionais voltados para os sabores e conhecimentos indígenas em cima das lições aprendidas do projeto como um todo", explica a entrevistada, que disse ter trabalhado em três comunidades de localidades diferentes do Amazonas.

 

Ainda segundo Gabriela, foram produzidos também relatórios técnicos sobre biomassa em quintais agloforestais e aspectos da saúde indígena em comunidades e aldeias indígenas no Amazonas.

Acesse aqui a cartilha sobre os viveiros e aqui a de sabores e conhecimentos indígenas. 

Confira a entrevista completa, no player acima. 

Tarde Nacional - Amazônia vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 13h às 15h, na Rádio Nacional da Amazônia. A apresentação é de Juliana Maya. 

Criado em 19/04/2021 - 17:22

Mais do programa