Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Pesquisadores recomendam amamentação durante a covid-19

Crianças desmamadas precocemente têm mais chances de contrair infecções virais

Tarde Nacional - Amazônia

No AR em 23/04/2021 - 13:00

Em tempo de pandemia, pesquisadores do Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo resolveram revisar a literatura científica por uma única curiosidade: investigar por que as crianças são menos acometidas pelo SARS-CoV-2 e se a amamentação poderia ter um papel protetor contra o vírus. 

Eles notaram que as moléculas existentes no leite materno previnem infecções virais que causam distúrbios gastrointestinais. A lactoferrina, por exemplo, já foi testada e demonstrou potencial antiviral contra o SARS-CoV-1, responsável pela epidemia de Síndrome Respiratória Aguda Grave.

Os mais de cem estudos analisados indicam que o leite materno, além de transferir anticorpos para o bebê, também leva  moléculas bioativas com ação antimicrobiana, como caseínas, lactoferrinas, proteínas do soro do leite e triptofano. 

Também há evidências de que essas moléculas protegem o recém-nascido contra infecções virais.

Sobre o tema de amamentação em tempos de covid-19, a coordenadora da pesquisa, professora do Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo, Patrícia Gama, conversou com a âncora do Tarde Nacional da Amazônia, Juliana Maya. 

Ouça no player acima. 

Tarde Nacional - Amazônia vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 13h às 15h, na Rádio Nacional da Amazônia.

Criado em 23/04/2021 - 17:33

Mais do programa