O Tarde Nacional – Amazônia abordou um estudo que analisa como a fome aumentou o risco de crianças terem covid-19 na Amazônia. A entrevistada foi a professora da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo e coordenadora da pesquisa, Marly Augusto Cardoso.
Marly conta que o estudo acompanhou crianças e suas famílias em Cruzeiro do Sul, no Acre. "Com relação à covid nós queriamos saber quais são os fatores relacionados a maior exposição a infecção", explica. "Então nós identificamos, das 660 crianças que conseguimos fazer a sorologia para Sars-Cov-2 tivemos uma prevalência de quase 50% de crianças que foram infectadas."
A pesquisa identificou, relata, que as famílias que tinham menor escolaridade e poder de compra tiveram maior probabilidade de as crianças contraírem a doença. A professora detalhou que, nas famílias com maior vulnerabilidade, tanto a exposição ao vírus era maior, quanto a carência nutricional deixava as crianças com imunidade mais baixa.
Ouça a entrevista no player acima.
O Tarde Nacional – Amazônia vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 15h às 17h, na Rádio Nacional da Amazônia. A apresentação é de Juliana Maya.