O Tarde Nacional – Amazônia falou sobre a 1ª Semana Nacional do Registro Civil, que começou nesta segunda-feira (8) e segue até o dia 12 de maio em todas as capitais do país. A entrevistada foi a juíza auxiliar da Corregedoria Nacional de Justiça, Caroline Tauk.
Ela explicou que essa primeira etapa do mutirão pretende atender principalmente a população em situação de rua. Para isso, foi montada uma estratégia de estar onde essas pessoas estão, levando os serviços de retirada de documentos às praças e locais já frequentados por esse público. Mas ela frisou que os serviços também estarão disponíveis ao público em geral.
A juíza ressaltou a importância do registo civil para acessar outros direitos, como obtenção de emprego, de benefício social, previdenciário, ou até mesmo marcar uma consulta pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
É possível consultar os locais e os horários onde será realizada a Semana Nacional de Registro Civil nos estados no site do CNJ.
Ouça no player acima a entrevista na íntegra.
O programa Tarde Nacional – Amazônia vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 15h às 17h, na Rádio Nacional da Amazônia. A apresentação é de Juliana Maya.