Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Vacina inédita contra a esquistossomose é totalmente brasileira

Desenvolvido pela Fundação Oswaldo Cruz, imunizante deverá estar disponível no SUS no final de 2025

Tarde Nacional - Amazônia

No AR em 21/06/2023 - 15:00

O Tarde Nacional – Amazônia falou sobre a vacina contra esquistossomose, que está sendo desenvolvida pela Fundação Oswaldo Cruz. A entrevistada foi a pesquisadora do Laboratório de Pesquisa e Desenvolvimento de Vacinas Anti-Helmínticas da Fiocruz, Miriam Tendler. A vacina já passou por cinco testes clínicos, sem efeitos adversos, e deverá estar disponível no SUS no final de 2025.

A pesquisadora explicou como o imunizante vai atuar no organismo, induzindo anticorpos e matando os parasitas no momento em eles entram no corpo humano. Ela também contou como deverá funcionar o esquema vacinal, com prioridade às populações de áreas endêmicas. 

Miriam Tendler ressaltou que a vacina é inédita no mundo e totalmente desenvolvida no Brasil. Ela reforçou a importância do imunizante, já que a esquistossomose é a segunda maior endemia do mundo, perdendo apenas para a malária. A entrevistada frisou os impactos causados pela doença na qualidade de vida de crianças e adultos.

Clique no player acima e ouça a entrevista na íntegra! 

O programa Tarde Nacional – Amazônia vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 15h às 17h, na Rádio Nacional da Amazônia. A apresentação é de Juliana Maya. 

Criado em 21/06/2023 - 17:50

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Escolha sua manifestação em apenas um clique.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Você será direcionado(a) para o sistema Fala.BR, mas é com a EBC que estará dialogando. O Fala.BR é uma plataforma de comunicação da sociedade com a administração pública, por meio das Ouvidorias.

Sua opinião ajuda a EBC a melhorar os serviços e conteúdos ofertados ao cidadão. Por isso, não se esqueça de incluir na sua mensagem o link do conteúdo alvo de sua manifestação.

Clique aqui para mais informações sobre a Ouvidoria da EBC.

Mais do programa