O Tarde Nacional - Amazônia desta segunda-feira (24) falou sobre a esteatose hepática, também conhecida como gordura no fígado, que afeta um em cada três brasileiros. A entrevistada foi a hepatologista e professora de Medicina da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Cristina Melo. Ela é titulada pela Sociedade Brasileira de Hepatologia (SBH).
A médica explicou a importância do fígado, que tem entre suas funções o auxílio na digestão, a produção de proteínas para a construção dos músculos, a proteção contra infecções e a participação na coagulação do sangue. Segundo ela, a saúde desse órgão vital está ligada diretamente ao estilo de vida, à alimentação equilibrada, à baixa ingestão de bebidas alcoólicas e à prática regular de atividade física.
Cristina Melo ressaltou que a doença costuma ser assintomática no início, por isso a importância dos exames regulares para um diagnóstico precoce. A médica alertou, ainda, para o fato de a esteatose hepática aumentar o risco de desenvolvimento de outras doenças, inclusive cânceres.
Quer saber mais? Então clique no player acima para conferir.
O programa Tarde Nacional vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 15h às 17h, na Rádio Nacional da Amazônia.