Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Um em cada três brasileiros tem gordura no fígado

Doença silenciosa está ligada a maus hábitos alimentares e a estilo de vida sedentário 

Tarde Nacional - Amazônia

No AR em 24/06/2024 - 18:57

O Tarde Nacional - Amazônia desta segunda-feira (24) falou sobre a esteatose hepática, também conhecida como gordura no fígado, que afeta um em cada três brasileiros. A entrevistada foi a hepatologista e professora de Medicina da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Cristina Melo. Ela é titulada pela Sociedade Brasileira de Hepatologia (SBH).

A médica explicou a importância do fígado, que tem entre suas funções o auxílio na digestão, a produção de proteínas para a construção dos músculos, a proteção contra infecções e a participação na coagulação do sangue. Segundo ela, a saúde desse órgão vital está ligada diretamente ao estilo de vida, à alimentação equilibrada, à baixa ingestão de bebidas alcoólicas e à prática regular de atividade física. 

Cristina Melo ressaltou que a doença costuma ser assintomática no início, por isso a importância dos exames regulares para um diagnóstico precoce. A médica alertou, ainda, para o fato de a esteatose hepática aumentar o risco de desenvolvimento de outras doenças, inclusive cânceres.

Quer saber mais? Então clique no player acima para conferir. 
 
O programa Tarde Nacional vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 15h às 17h, na Rádio Nacional da Amazônia.

Criado em 24/06/2024 - 18:58

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Escolha sua manifestação em apenas um clique.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Você será direcionado(a) para o sistema Fala.BR, mas é com a EBC que estará dialogando. O Fala.BR é uma plataforma de comunicação da sociedade com a administração pública, por meio das Ouvidorias.

Sua opinião ajuda a EBC a melhorar os serviços e conteúdos ofertados ao cidadão. Por isso, não se esqueça de incluir na sua mensagem o link do conteúdo alvo de sua manifestação.

Clique aqui para mais informações sobre a Ouvidoria da EBC.

Mais do programa