Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Você sabe a diferença entre saúde coletiva e saúde pública?

Saúde Pública engloba campanhas e ações dirigida a proteção do

Você sabe a diferença entre saúde coletiva e saúde pública? Quem explica a diferença é a professora Maria Fátima de Souza, diretora da Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade de Brasília.

 

Confira também: Dia Mundial da Saúde: em 2015, data é voltada para segurança alimentar

 

Em entrevista ao programa Tarde Nacional nesta terça-feira (7), a professora explicou que muita acha que essa diferença é apenas semântica, mas não é. "Quando falamos de saúde pública, estamos falando de um modelo que começa no início do Século XX, com campanhas dirigidas à proteção do ambiente, da saúde materno-infantil, da saúde dos portos e aeroportos".

 

Ainda de acordo com a professaro, quando falamos de sáude coletiva, estamos falando do processo de adoecimento dos homens, da compreensão dessas doenças no contexto da sociedade brasileira. "Por exemplo, hoje, Dia Mundial da Saúde, o tema é alimentação segura, do campo para a mesa" É uma campanha de saúde coletiva, para conscientizar a sociedade.

 

A saúde coletiva tem sido dividida para melhor compreensão em três dimensões: planejamento de gestão de políticas; epidemiologia social e clássica; e das ciências sociais humanos de forma global. 

 

Confira a entrevista ao programa Tarde Nacional, com a jornalista Fátima Santos, na Rádio Nacional de Brasília.



Criado em 07/04/2015 - 22:26 e atualizado em 07/04/2015 - 19:21