Cerca de 30 mil conselheiros tutelares serão escolhidos pela primeira vez por meio do voto em todo país neste domingo (4). Os conselheiros são responsáveis por proteger crianças e adolescentess, vítimas de qualquer tipo de violência. Os eleitos terão mandato de quatro anos.
No Distrito Federal, são cerca de 1.700 candidatos habilitados vão concorrer a 200 vagas. Os eleitos serão preparados em cursos de formação, para serem empossados, em janeiro.
De acordo com a secretária de Políticas para Crianças, Adolescentes e Juventude, Jane Klébia Reis, são 200 conselheiros e 400 suplentes, sendo que cada RA elege uma lista de 15. Os cinco primeiros colocado tomam posse e os outros 10 ficam aguardando na suplência. São cinco titulares e dois suplentes para cada titular.
No Distrito Federal, existem 40 conselhos tutelares, mas a regra diz que para cada Região Administrativa com mais de 100 mil habitantes deve ter um conselho. No entanto, algumas RAs têm mais de 2 ou três conselhos.
Saiba mais sobre a eleição para conselheiros tutelares, onde e como votar nesta entrevista ao Tarde Nacional, com Fátima Santos, na Rádio Nacional de Brasília.
Jurista explica funcionamento da lei que dispõe sobre os Conselhos Tutelares
Conselhos Tutelares de todo o Brasil reivindicam mais segurança