Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Conselheiros tutelares serão eleitos neste (4) domingo em todo país

Pela primeira vez os brasileiros vão escolher 30 mil conselheiros

Cerca de 30 mil conselheiros tutelares serão escolhidos pela primeira vez por meio do voto em todo país neste domingo (4). Os conselheiros são responsáveis por proteger crianças e adolescentess, vítimas de qualquer tipo de violência. Os eleitos terão mandato de quatro anos.

 

No Distrito Federal, são cerca de 1.700 candidatos habilitados vão concorrer a 200 vagas. Os eleitos serão preparados em cursos de formação, para serem empossados, em janeiro.

 

De acordo com a secretária de Políticas para Crianças, Adolescentes e Juventude, Jane Klébia Reis, são 200 conselheiros e 400 suplentes, sendo que cada RA elege uma lista de 15. Os cinco primeiros colocado tomam posse e os outros 10 ficam aguardando na suplência. São cinco titulares e dois suplentes para cada titular.

 

No Distrito Federal, existem 40 conselhos tutelares, mas a regra diz que para cada Região Administrativa com mais de 100 mil habitantes deve ter um conselho. No entanto, algumas RAs têm mais de 2 ou três conselhos.

 

Saiba mais sobre a eleição para conselheiros tutelares, onde e como votar nesta entrevista ao Tarde Nacional, com Fátima Santos, na Rádio Nacional de Brasília.
 



Jurista explica funcionamento da lei que dispõe sobre os Conselhos Tutelares

Conselhos Tutelares de todo o Brasil reivindicam mais segurança

Criado em 01/10/2015 - 21:22 e atualizado em 01/10/2015 - 17:30