Universidade da Maturidade (UMA), um projeto da Universidade Brasília (UnB) chega agora a Candagolândia. O projeto já também funciona na Ceilândia. O Distrito Federal tem cerca 396 mil pessoas com 60 anos ou mais, por isso a universidade resolveu expandir.
A coordenadora da Universidade da Maturidade, Margô Karnikowski, explica que o processo seletivo na Candangolândia recebeu 790 inscrições. Foram atendidas 120 pessoas. Mais vagas serão abertas no Campus Darcy Ribeiro da UnB, em julho.
Margô Karnikowski questiona: "a longevidade nos permitiu viver mais, com o avanço da medicina e de toda estrutura da sociedade, então o que fazer com mais esses anos? É necessário incluir soluções que envolvam discussões mais profundas e inovadoras sobre como construir uma sociedade para todas as idades, não haver exclusão por faixa etária e oferecer oportunidade para o ingresso na universidade, com a formação de Educador Social e Político do Envelhecimento Humano", explica.
Para participar da UMA não é necessário ter 60 anos e sim a partir dos 40 anos. O objetivo é fazer as pessoas aprenderem a conviver juntas. Neste projeto há alunos de pós-graduação de diferentes cursos.
Saiba mais sobre os cursos da Universidade da Maturidade nesta entrevista ao Tarde Nacional, com Fátima Santos, na Rádio Nacional de Brasília.