Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Radar Sonoro: mulheres no rock nacional

Sarah Quines apresenta um especial para o mês de março com quatro bandas de rock brasileiras formadas por mulheres

Tarde Nacional - São Paulo

No AR em 07/03/2025 - 13:50

A data de 8 de março foi oficializada pela ONU em 1975, numa ação para combater as desigualdades e discriminação de gênero no mundo. O rock’n’roll é um estilo de música que foi, ao longo da história, dominado por figuras masculinas que sempre falaram a partir da sua perspectiva. Enquanto isso, para as mulheres na cena do rock, o espaço conquistado era sempre tensionado e, não raro, as instrumentistas e musicistas ficavam à margem da história, sendo muitas vezes esquecidas.

Nos Estados Unidos, para citar apenas dois nomes, despontaram Sister Rosetta Tharpe (figura fundamental para o surgimento do gênero) e Janis Joplin (ícone da contracultura dos anos 60).

No Brasil, o rock teve nomes como Rita Lee (primeiro com os Mutantes e depois em carreira solo) e Lucinha Turnbull, que fez parte do Tutti Frutti e é considerada a primeira guitarrista mulher numa banda de rock no país.

O Radar Sonoro preparou um especial, com quatro episódios, para o mês de março para celebrar o mês de luta das mulheres, com bandas de rock do Brasil formada apenas por mulheres.

O primeiro episódio especial fala sobre as Mercenárias, banda que surgiu em São Paulo no começo dos anos 80, quando o punk estava em ebulição na capital paulista.

Para falar sobre essa história, a jornalista Sarah Quines conversou com a fundadora e baixista da banda, Sandra Coutinho, no estúdio da Rádio Nacional, em São Paulo.

Músicas deste episódio: 

Mercenárias - Me Perco

Mercenárias - Somos Milhões

Mercenárias - Labirintos

Mercenárias - Polícia

RADAR SONORO – MULHERES NO ROCK

Episódio 2: Elisa Gargiulo, da Dominatrix

Episódio 3: Alessandra Duarte, da Ema Stoned

Criado em 07/03/2025 - 13:50

Mais do programa