Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Tarde Nacional conversa com médico sobre o diabetes

O endocrinologista Antônio Chacra chama a atenção para a importância de prevenir e diagnosticar precocemente a doença

Tarde Nacional conversou nesta edição com o endocrinologista Dr. Antônio Chacra, que é coordenador do Centro de Diabetes do Hospital Sírio-Libanês, sobre diabetes. 

Ouça a entrevista completa:

Ele enfatizou que o Dia Mundial do Diabetes, que aconteceu no dia 14 de novembro, é para chamar a atenção da população sobre o diagnóstico, prevenção e tratamento da doença. "O número de pacientes com a moléstia vem aumentando consideravelmente", alerta. No Brasil, afirma Dr. Antônio, são mais de 15 milhões de pessoas diagnosticadas

Os fatores de risco que devem ser sinal de alerta para que a pessoa faça um exame são excesso de peso, sedentarismo e diabetes. "Exame de dosagem de glicose no sangue, que serve para diagnosticar o diabetes, é muito acessível", observa o médico. Ele explicou que é possível reverter o diabetes caso seja diagnosticado e tratado cedo.  "Nesse caso, podemos reverter fazendo o paciente perder peso", explica.

Nesse ano a Federação Internacional do Diabetes está focando a campanha nas mulheres. Nelas, o diabetes pode aparecer também na forma gestacional, quando a doença se manifesta quando a mulher engravida. 

O Tarde Nacional vai ao ar de segunda à sexta-feira. Das 13h às 15h a apresentadora Luiza Inez Vilela, a partir da Rádio Nacional de Brasília, comanda os microfones de Brasília e das 15h às 17h, Luciana Vale, pela Nacional do Rio de Janeiro, assume a apresentação do programa.

 

Criado em 20/11/2017 - 18:03

Mais do programa