Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Lei obriga o SUS a realizar ultrassonografia mamária

Ouça a entrevista com Cátia Vita, advogada, a respeito dos direitos das mulheres que tem propensão a desenvolver câncer de mama

No AR em 26/10/2020 - 15:23

Desde o dia 12 de março desse ano, através de lei federal, é possível que as mulheres façam o exame de ultrassonografia pelo SUS. Antes o mais habitual era somente a realização da mamografia, agora o médico poderá fazer a avaliação de acordo com o histórico familiar, e, uma vez feito o pedido, o SUS é obrigado a fornecer o exame. O objetivo é permitir um diagnóstico mais preciso e precoce do câncer de mama para ajudar a combater a doença, visto que a ultrassonografia complementa a mamografia. Sobre esse assunto, o Tarde Nacional conversou com Cátia Vita, advogada.

"As mulheres que tem pessoas muito próximas a ela com câncer de mama, essas pessoas poderão pedir ao médico que solicite a ultrassonografia", explica Cátia. "Uma outra possibilidade é a das mulheres entre 40 e 49 anos que possuem a mama muito densa e necessitam também de fazer o exame complementar que é a ultrassonografia." Ela ressalta, contudo, que não é só solicitar para o médico, ele precisa também verificar o histórico familiar para saber se essa mulher tem ou não o direito de fazer o exame.  

Ouça a entrevista completa:

Tarde Nacional vai ao ar de segunda a sexta-feira, no horário de 15h às 17h, pela Rádio Nacional de Brasília.

Criado em 26/10/2020 - 15:41