Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

"Seja homem: se cuide!”: este é o tema da campanha Novembro Azul 2020

Ouça a entrevista com o urologista Aguinaldo Nardi

Tarde Nacional

No AR em 11/11/2020 - 13:17

"Seja homem: se cuide!”: este é o tema da campanha Novembro Azul 2020 criada pelo Instituto Lado a Lado pela Vida. A campanha alerta para a necessidade dos homens assumirem os cuidados com a própria saúde, mesmo na pandemia.

Sobre esse assunto o Tarde Nacional conversou com Aguinaldo Nardi, urologista e membro do comitê científico do Instituto Lado a Lado pela Vida.

O especialista alerta que o homem não se preocupa com a própria saúde, principalmente os de origem latina, e na realidade eles acabam sendo o sexo frágil, pela resistência de ir ao médico acabam adquirindo doenças graves, inclusive o câncer de próstata que precisa de diagnóstico precoce para a cura. 

É recomendado pela Sociedade Brasileira de Urologia que a partir dos 50 anos os homens façam exame anual da próstata que se refere ao toque real e PSA. A campanha do novembro azul é para estimular que esses exames sejam feitos. Mas existe os grupos de risco para câncer de próstata que são os obesos, pessoas de pele negra e quem tem antecedentes familiares , essas pessoas chegam a ter oito vezes mais chance de ter esse tipo de câncer que outros indivíduos. Para essas pessoas é recomendado que a partir dos 45 anos já começem a fazer os exames garantindo um diagnóstico precoce.

O câncer de prostata cura, mas depende do paciente. alertou o médico

O Tarde Nacional vai ao ar de segunda a sexta no horário de 13h às 15h pela Rádio Nacional de Brasília

Criado em 11/11/2020 - 14:56

Mais do programa