Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Chamada de cientistas orienta ações durante a pandemia para grupos marginalizados

As ações são propostas para grupos marginalizados e principalmente pessoas LGBTI+. Ouça a entrevista com o professor Marcos Signorelli

No AR em 16/12/2020 - 13:16

Cientistas publicam chamada para ação de visibilidade de pessoas LGBTI+ e outros grupos marginalizados durante a pandemia. Pesquisadores da Associação Brasileira de Saúde coletiva desenvolveram uma pesquisa para chamada de ações tanto para gestores e profissinais de saúde no Brasil e países da América Latina para a população vulnerável e mais especificamente LGBTI+ , o estudo aponta que essa população também está dentro do grupo mais vulnerável a covid-19. .

Sobre esse assunto o Tarde Nacional conversou com Marcos Signorelli, da Câmara de Saúde Coletiva do Setor Litoral da UFPR e um dos autores do trabalho. 

"São pessoas que procuram o serviço de saúde e são discriminadas, isso faz que elas deixem de procurar esses serviços e numa condição de pandemia pode trazer agravos para essa pessoa que não busca tratamento," destaca o pesquisador.

A publicação científica sugere práticas como estimular abordagens de saúde sem discriminação, atendimento humanizado e respeito a diversidade das várias configurações familiares.

O artigo foi publicado em inglês, e está em destaque na Biblioteca Virtual em Saúde,, da Organização Mundial da Saúde (OMS) que reúne o conhecimento produzido durante a pandemia.

Para obter informações corretas Marcos Signorelli aponta que todos devemos buscar em instituições legitimadas e  veículos de imprensa éticos que buscam checar as informações antes de publicá-las.

Para ouvir a entrevista completa clique no player acima:

O Tarde Nacional vai ao ar de segunda a sexta no horário de 13h às 15h pela Rádio Nacional de Brasilia

Tags:  LGBTI+

Criado em 16/12/2020 - 15:26