Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Itaipu coordena experiência pioneira da Unesco

Usina Binacional deu início, no último mês de junho, à implantação da primeira Unidade de Gestão Descentralizada (UGD) da Reserva da Mata Atlântica no mundo

Tarde Nacional

No AR em 20/07/2021 - 14:30

A Unidade de Gestão Descentralizada (UGD) é um esforço que vem sendo feito no país desde a década de 70 quando o governo brasileiro aderiu ao programa "O Homem, a biosfera", das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). A principal linha do projeto, sob coordenação da Itaipu binacional, é reunir diversas instituições em torno da gestão sustentável do bioma da Mata Atlântica na região. Depois que a Unesco chancela, é trabalhado questões de sustentabilidade e de relação entre o homem e o meio ambiente de forma a buscar uma relação mais sustentável para futuras e atuais gerações.

Sobre a gestão dessas reservas, o Tarde Nacional desta terça-feira (20) conversou com Luís César Rodrigues, engenheiro florestal da Divisão de Áreas Protegidas da usina de Itaipu e coordenador da Unidade de Gestão Descentralizada (UGD) da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica. Segundo ele: "de lá pra cá, o Brasil vem fazendo esse esforço de implantar reservas no país. Hoje já temos 7, sendo a maior delas a reserva da biosfera da Mata Atlântica, que é a maior do mundo. Ela abrange 17 estados brasileiros e está chegando aos seus 90 milhões de hectares. É um desafio bem grande fazer gestão disso", relata o engenheiro.

Na entrevista, ele comenta que a novidade agora é que empresas e instituições que precisam trabalhar o território também devem entrar nesse esforço. "Itaipu está nessa iniciativa, nessa experiência em conformação com o Conselho Nacional da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica. Precisa trabalhar o território para buscar a questão da segurança hídrica para a qualidade do seu negócio, buscando inclusive a sustentabilidade", finaliza Luís. 

A instalação oficial da UGD está marcada para o dia 27 de julho. 

Confira a entrevista completa no player acima. 

Tarde Nacional vai ao ar de segunda a sexta, no horário de 13h às 15h, pela Rádio Nacional de Brasilia e Rádio Nacional do Rio de Janeiro.    

Criado em 20/07/2021 - 18:18

Mais do programa