Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Pirâmides financeiras: ouça dicas para não cair em golpes

Especialista alerta que as vítimas são atraídas por grandes lucros e ganho fácil

Tarde Nacional

No AR em 08/09/2021 - 14:57

O programa Tarde Nacional desta quarta-feira (8) conversou com professor e coordenador de pós-graduação da Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado, Marcelo Cambria, sobre pirâmides financeiras.

Segundo o especialista, no sistema da pirâmide financeira, a principal receita é a remuneração pela indicação de novos membros. As vítimas são atraídas, explica, pela oportunidade de aportar recurso, ganhar lucros muito acima daqueles que são possíveis dentro das condições habituais do mercado, e quando novos membros não entram mais no esquema então os ganhos acabam.

Marcelo esclarece que o percentual de ganho prometido em pirâmides é muito relativo. Há que prometem ganhos fixos mensais de até 4%, o que é inviável com a taxa de juros praticada hoje. No momento nada legal entrega retorno geométrico garantido ao mês e ao ano nessa magnitude.

O professor ainda alerta que no princípio é muito comum que os primeiros participantes ganhem realmente o que é prometido, e muitas vezes o participante convida amigos e parentes pensando que está vendo uma oportunidade.

Marcelo ainda alerta que os fraudadores, no geral, não têm autorização de órgãos como o BACEN, ANBIMA ou CVM para atuarem como gestores ou assessores de investimentos. E ainda que sempre é bom desconfiar de ganhos fáceis. "Isso não existe, não acredite. Se houvesse ganho fácil, todos que participam já estariam ricos e você já teria ouvido isso antes", pontua. Duvide sempre e não se deixe impressionar".

Criado em 08/09/2021 - 15:20

Mais do programa