Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Fórum Grita Baixada lança o segundo boletim Racismo e Violência na Baixada Fluminense

Publicação se concentra em denunciar o assassinato de crianças e adolescentes negros, assim como outros impactos da violência e das mortes causadas pela polícia na região

Tarde Nacional

No AR em 25/11/2021 - 23:45

O Fórum Grita Baixada é um movimento social, formado por uma rede de organizações e pessoas da sociedade civil, reunidas para criar iniciativas voltadas para a proteção dos direitos humanos, por justiça e por uma política de segurança pública que seja mais cidadã para a Baixada Fluminense. O grupo lançou o segundo boletim Racismo e Violência na Baixada Fluminense, trabalho que faz parte de uma série, que traz narrativas e informações a respeito dos impactos da violência de Estado na região. Uma contribuição do fórum para uma reflexão crítica pelo Mês da Consciência Negra.

Lorene Maia, mestre em Desenvolvimento Territorial e Políticas Públicas, professora tutora de Inclusão Social e articuladora de territórios no Fórum Grita Baixada, falou sobre a publicação, em entrevista a Glaucia Araujo, no Tarde Nacional dessa quinta-feira (25). Entre as principais denúncias do boletim está o assassinato de crianças e adolescentes pardos e negros. O coletivo busca compreender os contrastes que caracterizam a Baixada Fluminense, analisando os impactos da violência e da pobreza, entre outras questões.

Durante a entrevista, Lorene destaca a Baixada Fluminense como um território de maioria negra, que é vítima do racisco estrutural impregnado nas instituições públicas. Segundo ela, os números não permitem mentiras, "73% das pessoas mortas pela polícia na Baixada Fluminense, em 2020, eram pessoas pardas ou pretas", revela Lorene sobre os números que reafirmam a narrativa da violência ligada ao racismo histórico e estrutural, um problema que é de âmbito nacional.

"Há esse silêncio, que chega a ser cortante, sobre o tema racial, que ainda é pouco dominado pelas mídias nacionais e também pelo debate público", lamenta Lorene Maia, articuladora de territórios no Fórum Grita Baixada.

Ouça a entrevista na íntegra clicando no player.

Confira entrevista com o sociólogo, Adriano de Araujo, Coordenador do Fórum Grita Baixada, que falou no Tarde Nacional, em outubro passado, sobre casos recentes de assassinatos de vereadores na região

Criado em 26/11/2021 - 08:30

Mais do programa