Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Pedagoga fala sobre os novos desafios da alfabetização

Coordenadora-pedagógica falou sobre o impacto das mudanças tecnológicas na educação. Ouça entrevista completa.

No AR em 15/11/2021 - 16:49

Em 14 de novembro se comemora o Dia Nacional da Alfabetização. O programa Tarde Nacional abordou o tema em entrevista com a pedagoga Ana Paula Martins. Ela atua como coordenadora pedagógica da Camino School, instuição de ensino. A entrevistada falou sobre a importância da data e sobre os novos desafios da alfabetização, sobretudo, em tempos de avanço tecnológico. 

Ana Paula avalia que é importante compreender as mudanças do mundo e criar novas estratégias e métodos para alcançar melhor as crianças no processo de alfabetização. "A gente precisa entender as nossas crianças de hoje em dia, quais são os seus interesses, do que elas gostam, entender por que elas querem se alfabetizar, por que elas querem aprender a ler e escrever? Isso é muito importante, pois quanto mais apaixonadas pelo processo, quantos mais envolvidas elas estiverem, muito melhor e mais fácil será caminhar com elas.  Entender quem são essas crianças, entender o contexto que nós estamos e trazê-las como protagonistas da educação é fundamental. Eles não podem mais ser simplesmente ouvintes ou receptores de informação, eles precisam estar junto dessa criação desse conhecimento, desse aprendizado", explica.

Ela comenta sobre o impacto das mudanças tecnológicas na educação: "Ensinar as nossas crianças a fazer o uso responsável dos eletrônicos é muito importante. Não adianta ignorar o uso deles, ou então transformá-lo em algo proibido, mas sim trazer como aliado para nossa sala de aula. Trazer a tecnologia para dentro de sala de aula e ensiná-los a usar com inteligência e com responsabilidade é muito importante. Pode ser uma ferramenta muito poderosa, mas ela precisa ser ensinada". 

Ouça a entrevista completa com a professora no player acima. 

Apresentação: Luciano Barroso, Anchieta Filho e Gláucia Araújo

 

 

 

Criado em 15/11/2021 - 17:09