O Ministério da Justiça criou recentemente um canal de denúncias contra casos de telemarketing abusivo e lançou a campanha “Atenda, Identifique e Denuncie”. Mesmo assim algumas empresas continuam insistindo em telefonar insistentemente para o consumidor.
O Dr. Enki Della Santa Pimenta disse, em entrevista ao programa Tarde Nacional , que muitas instituições financeiras migraram para o telemarketing durante a Pandemia por causa do Lock Down imposto à sociedade.
De acordo com ele, os idosos foram os alvos preferidos, o que causou inúmeras reclamações, inclusive de um idoso que recebeu mais de 30 ligações em um só dia, o que motivou a campanha do MJ
Enki afirmou que os aposentados continuam sendo bastante atacados por essas empresas, mas se disser ao telefone: “gostaria de pedir a vocês que não liguem mais” já dá direito a eventual indenização, caso a instituição volte a fazer novas chamadas.
Disse ainda que essas empresas deveriam receber uma multa com valor elevado como para não importunar mais às pessoas. “Analisando, estamos recebendo só 5 mil reais de multa, então não vou fiscalizar meu consumidor”.
O especialista também falou sobre a aceitação de cookies nas redes sociais, “que pode atestar que estamos aceitando o uso dos nossos dados pessoais para outros fins.”
Para saber como fazer para entrar na justiça contra às empresas de telemarketing e outros detalhes da entrevista, ouça o áudio acima.