Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Reforma Política é tema do Tarde Nacional

Cientista político analisou o assunto, que foi apontado como

Em discurso na noite deste domingo (26), após anúncio oficial de sua reeleição, a presidenta Dilma Rousseff pontuou questões que receberão atenção especial no novo governo, como a reforma política. Ela disse que seu compromisso é deflagrar essa reforma, que é responsabilidade constitucional do Congresso, e que a sociedade deverá ser mobilizada por meio de uma consulta popular.

 

Mas você sabe do que trata a reforma política?

 

A questão pode ser mais complexa do que parece, segundo o sociólogo, cientista político e professor da Universidade de Brasília, Flávio Testa. Em entrevista ao Tarde Nacional desta segunda-feira (27), ele falou sobre alguns dos principais pontos envolvidos em uma possível reforma política, como coligações partidárias, coeficiente eleitoral e financiamento de campanha.

 

Para o professor, a sociedade deve debater o assunto nas escolas, universidades e espaços coletivos, por pelo menos dois anos, antes de uma consulta popular, já que alguns temas são polêmicos e complexos. Ele alertou, ainda, para o fato de que um plebiscito envolve propaganda, o que gera custos ao cidadão.

 

O programa Tarde Nacional vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 16h, na Rádio Nacional da Amazônia. A apresentação é de Juliana Maya.



Criado em 27/10/2014 - 20:28 e atualizado em 27/10/2014 - 19:02

Mais do programa