Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Projeto transforma a língua de sinais em voz

“Projeto Giullia – A mão que fala” facilitará a comunicação das

A integração de várias tecnologias permite capturar os sinais dos músculos do antebraço, das mãos e dos dedos e transformá-los em voz digital. Desenvolvido por pesquisadores da Universidade do Amazonas (UEA), o “Projeto Giullia – A mão que fala” facilitará a comunicação das pessoas com deficiência auditiva, de fala e compreensão.

 

Por meio de uma pulseira com sensor, posicionada abaixo do cotovelo da pessoa, será possível capturar os sinais dos músculos do antebraço e das mãos, enviá-los via bluetooth para um computador ou smartphone e transformá-los em palavras, frases e comandos, sintetizados em voz digital.

 

Além de facilitar a comunicação e de permitir melhores condições de inserção social dos deficientes auditivos, essa tecnologia está se desdobrando em uma série de outras inovações. Para saber quais são elas, clique no player acima e acompanhe na íntegra a entrevista com o coordenador do projeto e professor da UEA, Manuel Cardoso. O bate-papo foi ao ar no Tarde Nacional desta terça-feira (16).

 

O programa vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 16h, na Rádio Nacional da Amazônia. A apresentação é de Juliana Maya.



Criado em 16/06/2015 - 23:55 e atualizado em 16/06/2015 - 20:31

Mais do programa