Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

"Empresas usam recall como estratégia de propaganda", diz especialista

Jacques Shérique garante que muitas das chamadas para trocas de peças

Na terça-feira, 9 de junho, o programa Todas as Vozes entrevistou o diretor da Sociedade Brasileira de Engenharia de Segurança (Sobes), Jacques Shérique, sobre o crescimento do número de recalls nos últimos 15 anos no Brasil. Recall é uma convocação por parte de fabricante ou distribuidor para que determinado produto - ou peça do produto - seja levado de volta para substituição ou reparo de possíveis ou reais defeitos.

 

Jacques, que é engenheiro mecânico e de segurança, disse que "as empresas de marcas mais fortes notaram que os chamamentos acabam criando uma imagem positiva. Geram a percepção de que o fabricante estaria preocupado com a saúde e a segurança do consumidor".

 

O entrevistado analisou também a política de obsolescência programada que orienta a indústria desde a metade do século passado e que tem por objetivo fazer com que os produtos durem pouco tempo para que o mercado siga aquecido, gerando demanda permanente na indústria.

 

Ouça, no player acima, a entrevista completa.

 

O programa Todas as Vozes vai ao ar de segunda a sexta-feira, de 7h05 às 10h, na Rádio MEC AM do Rio de Janeiro - 800 kHz, com apresentação do jornalista e radialista Marco Aurélio Carvalho.

 



Criado em 11/06/2015 - 14:21 e atualizado em 11/06/2015 - 17:07

Mais do programa