Novo Mundo, Nova Rádio esse é o tema deste ano para o Dia Mundial do Rádio que será comemorado já no próximo sábado, dia 13 de fevereiro!
A data é uma homenagem à primeira emissão de um programa da Rádio das Nações Unidas, em 1946. De lá pra cá, o rádio se reinventa a cada dia, inclusive em incontáveis podcasts como é o caso do nosso Viva Maria!
A Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO), que desde 2011 oficializou a data, inspirada nesses tempos da pandemia do coronavirus criou o tema Novo Mundo, nova Rádio, justamente para exaltar esse nosso amigo de todas as horas como um meio de promoção de ações solidárias a serviço da saúde pública!
Não por acaso o tema do Dia Mundial do Rádio neste ano de 2021 se subdivide em evolução , conexão e inovação!
E neste cenário, o Viva Maria vai até Belém do Pará para ouvir uma rádio que é uma intervenção em arte contemporânea! Preparem- se para entrar em sintonia com essa emissora que é poesia, música e cultura popular ! O nome da rádio é Estamira, que nas vozes de Monica Lizardo, Galvanda Galvão, Yvana Crizanto e Márcio Mariath, fica ainda mais bonito! Conheça mais sobre esta rádio que tem nome de mulher, no player acima.
Estamira! Por trás desse nome uma mulher que foi tachada como louca e que aos 63 anos virou um documentário dirigido por Marcos Prado!
Estamira, mãe de três filhos, tirou do lixão sua sobrevivência ! Estamira vivia no aterro sanitário de Jardim Gramacho, no Rio de Janeiro e encontrou em suas alucinações uma forma de enfrentar a realidade cruel que marcou toda sua trajetória de vida até o dia de sua morte, em 28 de julho de 2011. Contudo, ela vive agora nas ondas da Rádio Estamira, em Belém do Pará, graças à sensibilidade artística de um grupo de pessoas muito especiais.