Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Rádio Estamira (PA) e Viva Maria comemoram Dia Mundial do Rádio (13/02)

"Novo Mundo, Nova Rádio", esse é o tema definido para celebrar a data, tendo ainda "Evolução, Inovação e Conexão" como subtemas

Viva Maria

No AR em 09/02/2021 - 15:47

Novo Mundo, Nova Rádio  esse é  o tema  deste ano para o Dia Mundial do Rádio que  será comemorado já no  próximo sábado, dia 13 de fevereiro! 

A data é uma  homenagem à primeira emissão de um programa da Rádio das Nações Unidas, em 1946.  De lá pra cá, o rádio se reinventa a cada dia, inclusive em incontáveis podcasts como é o caso do nosso Viva Maria!  

 A  Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO), que desde 2011 oficializou a data, inspirada nesses tempos da pandemia do coronavirus  criou  o tema Novo Mundo, nova Rádio, justamente para   exaltar  esse nosso amigo de todas as horas  como um  meio de promoção de ações solidárias  a serviço da saúde pública!
Não por acaso o tema do Dia Mundial do Rádio neste ano de 2021 se  subdivide em evolução , conexão e inovação! 

E neste cenário, o Viva Maria vai até Belém do Pará para ouvir uma rádio que é uma intervenção em arte contemporânea!  Preparem- se para entrar  em sintonia com essa emissora que é poesia, música e cultura popular ! O nome da rádio é Estamira, que nas vozes de Monica Lizardo, Galvanda Galvão, Yvana Crizanto e Márcio Mariath, fica ainda mais bonito! Conheça mais sobre esta rádio que tem nome de mulher, no player acima.

Estamira! Por trás desse nome uma mulher que foi tachada como louca e que aos 63 anos virou um documentário dirigido por Marcos Prado!
Estamira, mãe de três filhos, tirou do  lixão sua  sobrevivência ! Estamira vivia no  aterro sanitário de Jardim Gramacho,  no Rio de Janeiro  e  encontrou em suas alucinações uma forma de enfrentar a realidade cruel que marcou toda sua trajetória de vida até o dia de sua morte, em 28 de julho de 2011. Contudo, ela vive agora nas ondas da Rádio Estamira, em  Belém do Pará, graças à sensibilidade artística de um grupo de pessoas muito especiais.

Criado em 09/02/2021 - 17:34 e atualizado em 09/02/2021 - 17:31 - Episódio Rádio Estamira (PA) e Viva Maria comemoram Dia Nacional do Rádio

Mais do programa