Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Professora resgata luta antimanicomial da médica Nise da Silveira

No Dia Nacional da Luta Antimanicomial, ouça a professora do Instituto

No Dia Nacional da Luta Antimanicomial, o Viva Maria convida toda a sua audiência a um mergulho no mar! Mas o mar, com seus mistérios, sempre nos leva a conhecer os labirintos do inconsciente. Quem trabalhou essa dimensão da nossa psique foi Nise da Silveira, renomada médica psiquiatra brasileira, aluna de Carl Jung.

 

Nise dedicou a sua vida à psiquiatria e manifestou-se radicalmente contrária às formas agressivas de tratamento de sua época, tais como o confinamento em hospitais psiquiátricos, eletrochoque, insulinoterapia e lobotomia. Ela nasceu em Maceió, 15 de fevereiro de 1905, e morreu no Rio de Janeiro, em 30 de outubro de 1999, mas seu trabalho continua inspirando uma série de iniciativas nas artes, na cultura e humanidades.

 

Confira outras edições do Viva Maria aqui

 

A psiquiatra, que sempre acreditou no poder das tintas como forma de terapia, continua tão viva como as cores da Aquarela do Brasil. E para que possamos melhor dimensionar o trabalho de Nise da Silveira, nós vamos até o Instituto Municipal Nise da Silveira, no Rio de Janeiro, conversar com o pessoal que faz a Rádio Revolução FM, gente como a professora de história e geografia Meri Nildes, radioapaixonada que é voluntária nessa rádio, que só tem “loucotores” e que é “louca por você!”.

 

A professora contou um pouco sobre a Rádio Revolução FM, que comemora nesta segunda-feira (18), coincidentemente com o Dia da Luta Antimanicomial, mais um aniversário. Ela ressaltou que a rádio busca evidenciar os ideais de seus criadores e representa uma revolução a favor da saúde mental, um braço do trabalho da alagoana Nise da Silveira.

 

“É um trabalho pioneiro desenvolvido no Centro Comunitário do Instituto Municipal Nise da Silveira, no Complexo Hospitalar da Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro. A rádio é eminentemente dos pacientes e está aberta para eles a qualquer momento e em qualquer dia”, destacou.

 

Meri Nildes lembrou, ainda, que a Rádio Revolução FM possui uma série de programas específicos em que os próprios pacientes atuam. Os ex-alunos do Instituto Municipal Nise da Silveira, que também são moradores da comunidade da rádio e do entorno, também participam e ajudam voluntariamente no trabalho.

 

Confira a íntegra da entrevista nesta edição do Viva Maria e saiba mais sobre o assunto.

 

Desde o início da década de 80 as mulheres sabem: têm voz no rádio brasileiro. Com mais de 30 anos dedicados à defesa dos direitos da mulher, o Viva Maria apresenta temas relevantes e entrevistas com personalidades que contribuem para a melhoria da vida da mulher.

 

Em formato de programete, o Viva Maria é presença garantida na programação das Rádios EBC.

 

Apresentação e Produção: Mara Régia



Criado em 18/05/2015 - 11:57 e atualizado em 18/05/2015 - 11:29

Mais do programa