Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Alimentação na Amazônia: comidas trazem cultura dos povos da floresta

Tainá Marajoara, do Movimento Slow Food Brasil, fala ao Viva Maria

O programa Viva Maria desta sexta-feira (6) se despede da 5ª Conferência Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, que, desde a última terça-feira (3), ocorre em Brasília, com o lema "Comida de verdade no campo e na cidade".

 

Em meio às mentiras que a indústria alimentícia, tantas vezes, coloca “goela abaixo” na mesa da nossa gente, vamos ouvir o sabor verdadeiro da cultura regional da boca de Tainá Marajoara, convidada do programa de hoje. Tainá, que é da Rede de Cultura Alimentícia do Movimento Slow Food Brasil, destaca o sabor verdadeiro da cultura alimentar amazônica.

 

Ouça também:

 

Conferência de Segurança Alimentar discute a chamada "comida de verdade"

 

Ela, que é filha da Amazônia, também é, com certeza, orgulho de seu povo pela coragem e pela verdade que expressa na ponta da língua sobre a cultura de alimentos da Amazônia.

 

“A cultura alimentar amazônica é a nossa resistência em resistir enquanto povo da floresta, enquanto ser humano, enquanto quem preza pelos valores da vida. Hoje, nós somos dominados pela mídia, por campanhas e por muitos dizeres que vêm de uma sociedade que se acha superior aos povos tradicionais da floresta e que, na verdade, esses ensinamentos são replicados até hoje nas universidades, como nos centros que estudam gastronomia”.

 

Tainá Marajoara ressaltou que a comida da Amazônia carrega, até os dias de hoje, o gosto e a história dos amazônidas. Segundo ela, a sociedade faz disso um processo de civilização da alimentação, que, na verdade, é uma forma de tornar os saberes, fazeres, gostos e conhecimentos dos povos tradicionais subalternos a ela.

 

“Nós nunca precisamos de sal e nem açúcar. O açaí nunca precisou de açúcar. Nós sempre tivemos o nosso próprio açúcar, nós sempre produzimos o nosso próprio sal, nós sempre tivemos os nossos óleos para fazer as frituras, a banha dos nossos próprios animais”.

 

Ouça a entrevista na íntegra no player acima e saiba mais sobre a cultura alimentar amazônica.

 

Desde o início da década de 80, as mulheres sabem: têm voz no rádio brasileiro. Com mais de 30 anos dedicados à defesa dos direitos da mulher, o Viva Maria apresenta temas relevantes e entrevistas com personalidades que contribuem para a melhoria da vida da mulher.

 

Em formato de programete, o Viva Maria é presença garantida na programação das Rádios EBC.

 

Apresentação e Produção: Mara Régia



Criado em 06/11/2015 - 16:56 e atualizado em 06/11/2015 - 15:05

Mais do programa