Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Conheça as características das óperas russas, no Caderno de Música

Programa segue com o especial sobre a cultura russa e traz a história e principais características da ópera deste país

Caderno de Música

No AR em 23/06/2018 - 11:45

O Caderno de Música deste sábado (23) segue com o especial sobre a cultura russa e destaca as principais características das óperas deste país.

A ópera russa foi muito influenciada por países estrangeiros, em especial pela Itália, França e Alemanha. Os compositores russos, entretanto, apesar de influências externas, buscavam, na maior parte das vezes, introduzir elementos nacionais em seus trabalhos. 

A ópera chegou à Rússia no século XVIII pelas companhias italianas. Com o passar do tempo, os compositores russos passaram a se arriscar no gênero, mas ainda escreviam em outros idiomas, como italiano e francês. As óperas em russo desta época foram compostas por músicos estrangeiros que chegaram ao país para servir à Corte Imperial.

Foi somente a partir da segunda metade do século XVIII que surgiram as primeiras tentativas modestas dos compositores de origem russa que escreveram óperas com libreto em língua nacional. Estas óperas, entretanto, apesar de abrirem caminho para grandes realizações nos séculos seguintes, ainda eram apenas imitações de exemplos italianos, franceses ou alemães. Isso porque os compositores russos que apresentavam talento para a escrita de óperas geralmente eram enviados para estes países para aprimorarem a sua escrita.

Entre os compositores russos que mais chamaram a atenção neste gênero estão: Glinka, Mussorgsky, Borodin, Tchaikovsky, Rimsky-Korsakov, Stravinsky, Prokofiev e Shostakovich. Mas, nesta edição do Caderno de Música, o destaque será para as primeiras óperas russas.

O Caderno de Música vai ao ar todo sábado, às 11h45, na MEC FM.

 

 

Tags:  cultura russa

Criado em 21/06/2018 - 14:12 - Episódio Caderno de Música 23/06/2018

Mais do programa