Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Na Trilha da História desvenda a Inconfidência Mineira

Entrevistado desta semana é o escritor Pedro Doria, autor do livro "1789 - A História de Tiradentes e dos contrabandistas, assassinos e poetas que lutaram pela independência do Brasil"

Na Trilha da História

No AR em 18/04/2018 - 10:49

Nesta semana de feriado de Tiradentes, o Na Trilha da História tem como convidado o jornalista e escritor Pedro Doria, autor do livro "1789 - A História de Tiradentes e dos contrabandistas, assassinos e poetas que lutaram pela independência do Brasil", relançado recentemente pela editora HarperCollins Brasil. Durante a entrevista, o pesquisador conta as contradições e os mistérios da Inconfidência Mineira, a tentativa de revolta protagonizada pela elite de Minas Gerais contra a Coroa Portuguesa e motivada, principalmente, pela alta cobrança de impostos.  

Ouça o programa no player acima.

"1789 - A História de Tiradentes e dos contrabandistas, assassinos e poetas que lutaram pela independência do Brasil", de Pedro Doria

 

Pedro lembra que Vila Rica (atual Ouro Preto) era uma das cidades mais ricas na época e, além de fazer a fortuna da Coroa portuguesa, financiou a construção do Império Britânico. 

Segundo ele, a versão dos julgadores e os depoimentos do julgamento são tudo o que há a respeito da Inconfidência Mineira. Ou seja, a história dos vencedores e o testemunho de réus que tentavam salvar a própria vida.

 

"A gente só conhece um dos lados", afirma Pedro Doria.

 

Ele também esclareceu que o conceito de corrupção da época era diferente do atual. Um desvio de dinheiro de alguém nomeado pela Coroa, por exemplo, era considerado natural, como uma espécie de complemento salarial. Em troca, esse funcionário garantia o envio de ouro para Portugal. No entanto, o caminho que percorria até o país europeu era imenso, cheio de dificuldades, e as pessoas se aproveitavam dessa situação, resultando no desvio do quinto.

Mesmo assim, a quantidade de dinheiro enviada a Portugal naquela época foi "a maior transferência das Américas para o continente europeu", de acordo com Pedro.

Porém, no final do século XVIII, a quantidade de ouro diminui e os nomeados passam a ter dificuldade de pagar o que deviam à Coroa.

Pedro falou sobre os grupos ligados à Inconfidência Mineira e a ligação com as ideias de liberdade daquela época.

Trilha Sonora
Confira as músicas deste episódio: "Quem me dera ser de Minas" (composição de Wander Lourenço e Amarildo Silva / interpretação de Amarildo Silva); "Os Inconfidentes" (composição de Chico Buarque com trechos de poesias do livro "Romanceiro da Inconfidência", de Cecília Meireles / interpretação de Chico Buarque); "Exaltação a Tiradentes" (samba-enredo da escola Império Serrano de 1949, composto por Arlindo Penteado e Mano Décio /  interpretação de Elis Regina); "História da Liberdade no Brasil" (samba-enredo do Salgueiro de 1967 composto por Aurinho da Ilha e interpretado por Martinho da Vila); e "Clube da Esquina número 2" (composição de Milton Nascimento, Lô Borges e Márcio Borges / interpretação por Flávio Venturini). 

Confira aqui os horários do programa:

Sábado, 16h: Rádio Nacional FM Brasília 96,1 MHz, com reprise na quarta, às 23h;
Sábado, 11h: Rádio Nacional AM Brasília 980 kHz, com reprise no domingo, às 6h;
Sábado, 6h: Rádio Nacional do Rio de Janeiro 1.130kHz;
Sábado, 18h: Rádio MEC AM do Rio de Janeiro 800kHz;
Domingo, 6h (horário de Brasília): Rádio Nacional da Amazônia 11.780kHz e 6.180kHz em rede com a Rádio Nacional do Alto Solimões AM 670 kHz, FM 96,1 MHz.

O Na Trilha da História é apresentado pela jornalista Isabela Azevedo. Sugestões para o programa podem ser enviadas para culturaearte@ebc.com.br.

Os áudios do Na Trilha da História podem ser disponibilizados para retransmissão, sem fins comerciais, por meio da licença Creative Commons CC BY-NC-ND. Esta licença permite que os programas sejam retransmitidos desde que não sejam editados e mantenham o crédito da Rádio Nacional e da Rádio MEC - Empresa Brasil de Comunicação (EBC). Em caso de interesse, basta enviar um e-mail para culturaearte@ebc.com.br.  

Criado em 18/04/2018 - 10:56 - Episódio Na Trilha da História - Inconfidência Mineira

Mais do programa