Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Na Trilha da História lembra os 50 anos da morte de Martin Luther King

O historiador Flavio Thales Ribeiro enfatiza os protestos pacíficos protagonizados pelo líder da luta pelos direitos civis nos Estados Unidos

Na Trilha da História

No AR em 04/04/2018 - 11:01

Em 4 de abril de 1968, o mundo perdia um dos principais líderes da luta contra a segregação racial: Martin Luther King. O pastor foi morto a tiros na cidade de Memphis, estado do Tenneessee. Para lembrar os 50 anos da morte desse grande personagem da militância negra norte-americana, o Na Trilha da História convidou o historiador Flavio Thales Ribeiro, doutor em História Social pela Universidade de São Paulo e professor dos cursos de Ciências Humanas e de Relações Internacionais da Universidade Federal do ABC (UFABC).

Durante a entrevista, o pesquisador destacou os protestos não-violentos de King. A estratégia, lembrou Flavio Thales, era não revidar os ataques físicos e verbais. "O que você tem é uma nova cultura política que utiliza diferentes ações de não-violência para atrair a atenção de liberais e, principalmente, atrair a atenção das televisões. Isso sim era muito importante e uma estratégia do Martin Luther King: a de demonstrar o quanto as pessoas que aceitavam a ideologia da supremacia racial se manifestavam de maneira violenta", resumiu.

Memorial de Martin Luther King, em Washington, EUA

Trilha Sonora
Para este episódio, foram escolhidas músicas que homenageiam Martin Luther King e a luta pelos direitos civis: “We shall overcome” (Mahalia Jackson); “I'm so glad” (The Montgomery Gospel Trio); "Dream Ft. Martin Luther King Jr." (Elisha Beats); "Glory" (John Legend e Common); e "Why? / The king of love is dead" (composição de Gene Taylor e interpretação de Nina Simone).

Ouça o programa no player acima.

Confira aqui os horários do programa:

Sábado, 16h: Rádio Nacional FM Brasília 96,1 MHz, com reprise na quarta, às 23h;
Sábado, 11h: Rádio Nacional AM Brasília 980 kHz, com reprise no domingo, às 6h;
Sábado, 6h: Rádio Nacional do Rio de Janeiro 1.130kHz;
Sábado, 18h: Rádio MEC AM do Rio de Janeiro 800kHz;
Domingo, 6h (horário de Brasília): Rádio Nacional da Amazônia 11.780kHz e 6.180kHz em rede com a Rádio Nacional do Alto Solimões AM 670 kHz, FM 96,1 MHz.

O Na Trilha da História é apresentado pela jornalista Isabela Azevedo. Sugestões para o programa podem ser enviadas para culturaearte@ebc.com.br.

Os áudios do Na Trilha da História podem ser disponibilizados para retransmissão, sem fins comerciais, por meio da licença Creative Commons CC BY-NC-ND. Esta licença permite que os programas sejam retransmitidos desde que não sejam editados e mantenham o crédito da Rádio Nacional e da Rádio MEC - Empresa Brasil de Comunicação (EBC). Em caso de interesse, basta enviar um e-mail para culturaearte@ebc.com.br.  

Criado em 04/04/2018 - 11:13 - Episódio Na Trilha da História - Martin Luther King

Mais do programa