Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Olimpíada Nacional em História do Brasil é tema do Na Trilha da História

Neste episódio, todas as perguntas foram feitas por participantes da competição do ano passado; inscrições para a disputa deste ano estão abertas até 24 de abril

Na Trilha da História

No AR em 09/04/2018 - 11:35

A Olimpíada Nacional em História do Brasil está com inscrições abertas até o dia 24 de abril. Para ressaltar a importância da competição, o episódio desta semana do Na Trilha da História convidou estudantes que participaram da disputa no ano passado para fazer perguntas aos entrevistados. Foram convidados para responder as questões dos alunos a historiadora Mary Del Priore, o historiador Daniel Aarão Reis, o historiador Francisco César Ferraz, além do jornalista e escritor Pedro Doria, todos com livros publicados sobre temas históricos brasileiros. Entre os assuntos abordados, estão a proclamação da república e a participação do Brasil na Segunda Guerra Mundial. 

A olimpíada é uma iniciativa da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Ao final do programa, a historiadora Cristina Meneguello, professora da Unicamp e uma das coordenadoras da décima edição da Olimpíada, explicou as regras desta edição. Podem participar alunos do oitavo e do nono ano do ensino fundamental e estudantes do ensino médio. Cada equipe é composta por três candidatos e um professor. A taxa de inscrição é de 90 reais para grupos de escolas particulares e de 45 reais para equipes escolas públicas. As informações completas estão no site www.olimpiadadehistoria.com.br.

Trilha Sonora
As músicas escolhidas para este episódio levaram em conta o tema das perguntas dos alunos: "Pindorama Brasil" (composição de Toquinho e Paulo César / interpretação de Toquinho); "Liberdade, Liberdade! Abre as Asas sobre nós" (samba-enredo da escola Imperatriz Leopoldinense de 1989, composição de Jurandir, Niltinho Tristeza, Preto Jóia e Vicentinho / interpretação de Dudu Nobre); "Disseram que voltei americanizada" (composição de Luís Peixoto e Vicente Paiva / interpretação de Carmen Miranda); "Apesar de você" (composição e interpretação de Chico Buarque); e "Outros quinhentos" (composição de Toquinho e Paulo César Pinheiro / interpretação de Toquinho).

Ouça o programa no player acima.

Confira aqui os horários do programa:

Sábado, 16h: Rádio Nacional FM Brasília 96,1 MHz, com reprise na quarta, às 23h;
Sábado, 11h: Rádio Nacional AM Brasília 980 kHz, com reprise no domingo, às 6h;
Sábado, 6h: Rádio Nacional do Rio de Janeiro 1.130kHz;
Sábado, 18h: Rádio MEC AM do Rio de Janeiro 800kHz;
Domingo, 6h (horário de Brasília): Rádio Nacional da Amazônia 11.780kHz e 6.180kHz em rede com a Rádio Nacional do Alto Solimões AM 670 kHz, FM 96,1 MHz.

O Na Trilha da História é apresentado pela jornalista Isabela Azevedo. Sugestões para o programa podem ser enviadas para culturaearte@ebc.com.br.

Os áudios do Na Trilha da História podem ser disponibilizados para retransmissão, sem fins comerciais, por meio da licença Creative Commons CC BY-NC-ND. Esta licença permite que os programas sejam retransmitidos desde que não sejam editados e mantenham o crédito da Rádio Nacional e da Rádio MEC - Empresa Brasil de Comunicação (EBC). Em caso de interesse, basta enviar um e-mail para culturaearte@ebc.com.br.    

Criado em 09/04/2018 - 11:46 - Episódio Na Trilha da História - Olimpíada Nacional em História do Brasil

Mais do programa