Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Na Trilha da História entrevista Lô Borges sobre Clube da Esquina

Músico conta como um grupo de rapazes mineiros que se reuniam numa esquina de Belo Horizonte viraram grandes nomes da MPB

Na Trilha da História

No AR em 11/03/2019 - 10:20

O Na Trilha da História desta semana tem como tema o Clube da Esquina, uma das maiores contribuições de Minas Gerais para a Música Popular Brasileira. O convidado deste episódio é o músico Lô Borges, um dos rapazes que se sentavam na esquina das ruas Paraisópolis e Divinópolis de Belo Horizonte para tocar violão e compor. Durante a entrevista, ele conta como foi seu encontro com Milton Nascimento, como era o processo de composição das músicas com o irmão Márcio Borges e como o grupo tornou-se um sucesso nacional.

Ouça no player acima.

Entrevista de Lô Borges à apresentadora Isabela Azevedo

Além de Lô Borges, Márcio Borges e Milton Nascimento, vários outros músicos são considerados integrantes do Clube da Esquina, como Fernando Brant, Ronaldo Bastos, Beto Guedes, Toninho Horta e Flávio Venturini. Dois discos foram lançados na década de 70 com o nome de Clube da Esquina, o primeiro em 1972 e o segundo em 1978, mas as músicas associadas ao grupo de amigos mineiros não ficaram restritas a esses dois álbuns.

Músico Lô Borges durante entrevista na Nacional FM Brasília

Para este episódio especial sobre o tema, foram selecionados os melhores trechos da entrevista que a apresentadora do Na Trilha da História Isabela Azevedo e os apresentadores Lelo Nirvana e Lidiane Léllis fizeram com o Lô Borges no programa Espaço Arte, da Nacional FM Brasília.

Ouça o programa na íntegra pelo player acima.

Trilha Sonora

Confira as músicas selecionadas para este episódio: “Tudo que você podia ser” (composição de Lô Borges e Márcio Borges / interpretação de Milton Nascimento); “Irmão de fé” (composição de Milton Nascimento e Márcio Borges / interpretação de Milton Nascimento); “Travessia” (composição de Milton Nascimento e Fernando Brant / interpretação de Milton Nascimento); “Para Lennon e McCartney” (composição de Lô Borges, Márcio Borges e Fernando Brant / interpretação de Milton Nascimento); “Clube da Esquina número 2” (versão instrumental composta por Milton Nascimento e Lô Borges); “Um Girassol da Cor do Seu Cabelo” (composição de Lô Borges e Márcio Borges / interpretação de Lô Borges); “Paisagem da Janela” (composição de Lô Borges e Fernando Brant / interpretação de Lô Borges) “O Trem Azul” (composição de Lô Borges e Ronaldo Bastos / interpretação de Lô Borges); “Equatorial” (composição de Lô Borges, Márcio Borges e Beto Guedes / interpretação de Lô Borges); “Clube da Esquina número 2” (versão com letra composta por Márcio Borges, Lô Borges e Milton Nascimento / interpretação de Flávio Venturini).

Confira os horários do programa:

Sábado, 16h: Rádio Nacional FM Brasília 96,1 MHz, com reprise na quarta-feira, às 23h;

Sábado, 11h: Rádio Nacional AM Brasília 980 kHz; com reprise no domingo, às 11h;

Sábado, 6h: Rádio Nacional do Rio de Janeiro 1.130kHz;

Sábado, 18h: Rádio MEC do Rio 800kHz, com reprise no domingo, às 7h;

Sábado, 13h (horário de Brasília): Rádio Nacional da Amazônia 11.780kHz e 6.180kHz em rede com a Rádio Nacional do Alto Solimões AM 670 kHz, FM 96,1 MHz, com reprise no domingo, às 6h.

O Na Trilha da História é apresentado pela jornalista Isabela Azevedo. Sugestões para o programa podem ser enviadas para culturaearte@ebc.com.br.

Os áudios do Na Trilha da História podem ser disponibilizados para retransmissão, sem fins comerciais, por meio da licença Creative Commons CC BY-NC-ND. Esta licença permite que os programas sejam retransmitidos desde que não sejam editados e mantenham o crédito da Rádio Nacional e da Rádio MEC - Empresa Brasil de Comunicação (EBC). Em caso de interesse, basta enviar um e-mail para culturaearte@ebc.com.br.

Tags:  Música mpb

Criado em 11/03/2019 - 10:32 - Episódio Na Trilha da História - Clube da Esquina

Mais do programa