Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Na Trilha da História mostra a chegada do homem à lua

Episódio explica como o contexto de Guerra Fria impulsionou a corrida espacial, culminando na conquista do satélite em 1969

Na Trilha da História

No AR em 06/08/2019 - 07:48

O Na Trilha da História desta semana refaz a trajetória do homem à lua, detalhando as etapas da corrida espacial no contexto da Guerra Fria travada entre os Estados Unidos e a União Soviética. Neste ano de 2019, faz 50 anos que o homem chegou ao satélite natural da Terra.

Ouça no player acima.

Este episódio traz três convidados: o historiador Felipe Pereira Loureiro, professor do Instituto de Relações Internacionais da Universidade de São Paulo (USP) e doutor em História Econômica também pela USP; o físico e astrônomo Roberto Dell’Aglio, com graduação e mestrado em física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), doutor em Astronomia USP, onde é professor do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas;  e o engenheiro mecânico José Bezerra Pessoa Filho, que trabalhou por mais de 30 anos no Instituto de Aeronáutica e Espaço do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial.

Astronauta Buzz Aldrin na superfície da Lua em 1969

 

A corrida espacial exercia uma função-chave na época da Guerra Fria (1945-1989/1991). Ambas as potências queriam comprovar sua superioridade tecnológica e desenvolver ferramentas que lhes dessem controle sobre o planeta, como satélites e foguetes. A União Soviética conseguiu enviar à órbita terrestre o Sputnik, o primeiro satélite, em 1957. Em 1961, o cosmonauta soviético Yuri Gagarin foi o primeiro homem a tripular uma nave espacial em volta da Terra. Mas foi uma espaçonave norte-americana que levou o homem à Lua. Em 20 de julho de 1969, a frase dita pelo astronauta Neil Armstrong ao pisar em solo lunar foi transmitida pela TV para o mundo todo e entrou para a história: “Um pequeno passo para o homem, um salto gigantesco para a humanidade”.

 

Trilha Sonora

Toas as músicas deste episódio foram inspiradas na corrida espacial. Confira a lista: “Lunik 9” (composição e interpretação de Gilberto Gil); “Space Oddity” (composição e interpretação de David Bowie); “O astronauta” (composição de Vinicius de Moraes e Baden Powell / interpretação Vinicius de Moraes); “Fly me to the moon” (composição de Bart Howard e interpretação de Frank Sinatra); “Tendo a Lua” (composição de Herbert Vianna e interpretação dos Paralamas do Sucesso); e “Starmen” (composição e interpretação de David Bowie).

 

Confira os horários do programa:

Sábado, 11h: Rádio Nacional FM Brasília 96,1 MHz, com reprise na quinta-feira, às 22h;

Sábado, 11h: Rádio Nacional AM Brasília 980 kHz; com reprise no domingo, às 11h;

Sábado, 6h: Rádio Nacional do Rio de Janeiro 1.130kHz;

Sábado, 18h: Rádio MEC do Rio 800kHz, com reprise no domingo, às 7h;

Sábado, 13h (horário de Brasília): Rádio Nacional da Amazônia 11.780kHz e 6.180kHz em rede com a Rádio Nacional do Alto Solimões AM 670 kHz, FM 96,1 MHz, com reprise no domingo, às 6h.

 

O Na Trilha da História é apresentado pela jornalista Isabela Azevedo. Sugestões para o programa podem ser enviadas para culturaearte@ebc.com.br.

 

Os áudios do Na Trilha da História podem ser disponibilizados para retransmissão, sem fins comerciais, por meio da licença Creative Commons CC BY-NC-ND. Esta licença permite que os programas sejam retransmitidos desde que não sejam editados e mantenham o crédito da Rádio Nacional e da Rádio MEC - Empresa Brasil de Comunicação (EBC). Em caso de interesse, basta enviar um e-mail para culturaearte@ebc.com.br.

Criado em 06/08/2019 - 08:03 - Episódio Na Trilha da História - Chegada do homem à Lua

Mais do programa