Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Na Trilha da História lembra os 30 anos da queda do Muro de Berlim

Barreira entre Berlim Oriental e Berlim Ocidental manteve os cidadãos da capital alemã separados durante 28 anos na Guerra Fria

Na Trilha da História

No AR em 08/11/2019 - 11:16

Neste sábado, dia 9 de novembro, completam-se 30 anos que o muro de Berlim foi destruído diante das câmeras de jornalistas do mundo todo, encerrando um dos principais capítulos da Guerra Fria. Para explicar a importância desse fato histórico, o Na Trilha da História convidou o historiador Felipe Pereira Loureiro, professor do Instituto de Relações Internacionais da Universidade de São Paulo (USP). A trilha sonora deste episódio conta com bandas como Pink Floyd e Scorpions, que têm composições sobre o tema.

Historiador Felipe Pereira Loureiro, professor do Instituto de Relações Internacionais da Universidade de São Paulo (USP)


Com o fim da Segunda Guerra Mundial, em meados da década de 40, os países vencedores dividiram a Alemanha e a capital Berlim, em áreas de ocupação. Assim, Estados Unidos, União Soviética, Grã-Bretanha e França passaram a gerenciar, cada uma em sua zona, a administração do país e da cidade. Na prática, a capital foi dividida em Berlim Oriental, sob autoridade soviética e com regime comunista, e Berlim Ocidental, sob a liderança principal dos norte-americanos e com sistema capitalista.

Fragmento preservado do muro de Berlim


Na segunda metade dos anos 40, a tensão entre Estados Unidos e a União Soviética já estava às alturas. Até 1961, porém, os cidadãos de Berlim tinham trânsito livre entre as áreas comunistas e capitalistas da cidade, inclusive muitos moravam em uma zona e trabalhavam em outra. Mas o fluxo migratório de Berlim Oriental para Berlim Ocidental começou a ficar muito intenso e, em agosto daquele ano, as autoridades comunistas começaram a levantar uma barreira entre as duas partes da cidade.

Local anteriormente dividido pelo Muro de Berlim


A construção foi extremamente rápida e muitas famílias foram separadas. Várias pessoas tentaram fugir de Berlim Oriental, a maioria sem sucesso. Na década de 80, a ascensão de Mikhail Gorbachev na liderança da União Soviética levou a um afrouxamento do controle sobre os países sob a órbita comunista e, em 9 de novembro de 1989, o muro de Berlim foi destruído, encerrando um período de 28 anos em que os berlinenses foram separados.

 

Trilha Sonora

As músicas selecionadas para este episódio retratam o contexto da construção e da destruição do muro de Berlim. Confira a lista: “Another Brick in the wall – parte 2” (composição e interpretação de Roger Waters); “City of the night” (composição e interpretação de Peter Schilling); “Heroes” (composição e interpretação de David Bowie); “Wind of Change” (composição de Klaus Meine e interpretação dos Scorpions); e “A great Day for Freedom” (composição de David Gilmour e interpretação de Pink Floyd).  

 

Confira os horários do programa:

Sábado, 14h: Rádio Nacional FM Brasília 96,1 MHz, com reprise na quinta-feira, às 22h;

Sábado, 19h: Rádio Nacional AM Brasília 980 kHz; com reprise no domingo, às 11h;

Sábado, 6h: Rádio Nacional do Rio de Janeiro 1.130kHz;

Sábado, 17h: Rádio MEC do Rio 800kHz, com reprise no domingo, às 7h;

Sábado, 13h (horário de Brasília): Rádio Nacional da Amazônia 11.780kHz e 6.180kHz em rede com a Rádio Nacional do Alto Solimões AM 670 kHz, FM 96,1 MHz, com reprise no domingo, às 6h;

Quarta-feira, 23h: Rádio MEC FM 99,3 MHz do Rio de Janeiro.

 

Na Trilha da História é apresentado pela jornalista Isabela Azevedo. Sugestões para o programa podem ser enviadas para culturaearte@ebc.com.br.

 

Os áudios do Na Trilha da História podem ser disponibilizados para retransmissão, sem fins comerciais, por meio da licença Creative Commons CC BY-NC-ND. Esta licença permite que os programas sejam retransmitidos desde que não sejam editados e mantenham o crédito da Rádio Nacional e da Rádio MEC - Empresa Brasil de Comunicação (EBC). Em caso de interesse, basta enviar um e-mail para culturaearte@ebc.com.br.

Criado em 08/11/2019 - 11:30 - Episódio Na Trilha da História - Muro de Berlim

Mais do programa