Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Na Trilha da História narra a trajetória do jovem Vinicius de Moraes

No aniversário de Vinicius, uma série de três programas lembra a vida do poetinha. O primeiro episódio é sobre a juventude do compositor

Na Trilha da História

No AR em 19/10/2020 - 12:00

A partir desta semana, o Na Trilha da História homenageia Vinicius de Moraes em uma série especial com o biógrafo José Castello, autor de “Vinicius de Moraes – O Poeta da Paixão”, editado pela Companhia das Letras. Serão três episódios com músicas e áudios históricos que descrevem bem a trajetória do compositor-chefe da Bossa Nova. O primeiro programa aborda a juventude do carioca e fica disponível na internet a partir desta segunda-feira, 19 de outubro, aniversário de Vinicius (ouça no player acima). Se estivesse vivo, ele estaria completando 107 anos. Em 2020 também lembramos os 40 anos da morte do poeta.

Livro "Vinicius de Moraes - O Poeta da Paixão", de José Castello

 

Vinicius de Moraes nasceu em 19 de outubro de 1913, na Gávea, Rio de Janeiro. As primeiras referências artísticas do menino vieram dos pais. A mãe Lídia era pianista. Já o pai Clodoaldo gostava de escrever poesias. Um desses poemas, inclusive, chegou a ser roubado pelo já conquistador Vinicius para presentar a namorada de infância. Na juventude, tinha um porte atlético e gostava de praticar jiu-jitsu.

Aos 17 anos, ingressou na Faculdade de Direito do Catete: um ambiente católico e conservador, o que influenciou fortemente o início da produção literária de Vinicius de Moraes. O carioca publicou seu primeiro livro de poesias em 1933. O segundo saiu no ano seguinte e rendeu-lhe um prêmio no valor de 5 contos. Vinicius foi muito influenciado pelo escritor e intelectual Octavio de Faria, seu colega de faculdade. Ele foi uma espécie de mentor do poeta, mas era uma amizade com muitas cobranças, o que acabou afastando os dois.

Em 1938, o carioca de 24 anos apaixonou-se por Beatriz Azevedo de Mello, a Tatí, uma mulher que lia os modernistas, que estudou na Europa. Casaram-se por procuração, às escondidas, enquanto Vinicius partia para estudar literatura em Oxford, na Inglaterra. Voltaram para o Brasil no ano seguinte, depois da eclosão da Segunda Guerra Mundial.

 

Trilha Sonora

Confira as músicas escolhidas para este episódio: “Como dizia o poeta” (composição e interpretação de Vinicius de Moraes e Toquinho); “Poeta aprendiz”, (composição e interpretação de Vinicius e Toquinho); Loura ou morena”, (composição de Vinicius de Moraes e Haroldo Tapajós / interpretação do Quarteto em Cy), “Soneto de Separação”, (composição de Vinicius de Moraes / interpretação de Vinicius de Moraes e Tom Jobim); “Eu sei que vou te amar / Soneto da Fidelidade” (composição de Vinicius de Moraes e Tom Jobim / interpretação de Maria Creuza, Toquinho e Vinicius de Moraes); “The boy from Ipanema” (composição de Vinicius de Moraes e Tom Jobim, na voz de Ella Fitzgerald); e “Sei lá, a vida tem sempre razão” (composição de Vinicius de Moraes e Toquinho / interpretação de Tom Jobim, Chico Buarque e Miúcha).

 

Conheça o Na Trilha da História

 

Atenção para mudanças nos horários do programa:

Em razão da crise do coronavírus, Nacional do Rio e a Nacional da Amazônia estão veiculando uma programação especial. Quando a situação voltar à normalidade, o Na Trilha da História voltará ao horário normal nessas emissoras. Confira a grade de transmissão para esta semana:

Sábado, 11h: Rádio Nacional FM Brasília 96,1 MHz, com reprise na quinta-feira, às 22h;

Sábado, 11h: Rádio Nacional de Brasília AM 980 kHz; com reprise no domingo, às 11h;

Domingo, 11h: Rádio Nacional Rio de Janeiro 1.130kHz;

Sábado, 7h: Rádio MEC do Rio 800kHz, com reprise no domingo, às 7h;

Quinta, 22h: Rádio MEC FM Rio 99,3 MHz;

Sábado, 11h (horário de Brasília): Rádio Nacional da Amazônia 11.780kHz e 6.180kHz em rede com a Rádio Nacional do Alto Solimões AM 670 kHz, FM 96,1 MHz, com reprise no domingo, às 11h.

Atenção, ouvintes do Rio de Janeiro: em razão da propaganda eleitoral obrigatória, a Nacional Rio, a MEC AM e a MEC estão transmitindo apenas episódios com menos de 54 minutos de duração - o que não é o caso desta série especial sobre Vinicius de Moraes. Por isso, vamos reprisar ao longo de toda a fase de campanha eleitoral programas mais curtos. Assim que possível, transmitiremos esta série também no Rio de Janeiro. 

O Na Trilha da História é apresentado pela jornalista Isabela Azevedo. Sugestões para o programa podem ser enviadas para culturaearte@ebc.com.br. Caso queira receber notícias do programa pelo WhatsApp, envie uma mensagem para (61) 98375-4918.

Os áudios do Na Trilha da História podem ser disponibilizados para retransmissão, sem fins comerciais, por meio da licença Creative Commons CC BY-NC-ND. Esta licença permite que os programas sejam retransmitidos desde que não sejam editados e mantenham o crédito da Rádio Nacional e da Rádio MEC - Empresa Brasil de Comunicação (EBC). Em caso de interesse, basta enviar um e-mail para culturaearte@ebc.com.br.

 

Criado em 19/10/2020 - 12:12 - Episódio Na Trilha da História - O jovem Vinicius de Moraes

Mais do programa