Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Na Trilha da História traça paralelo entre Brasil e Estados Unidos

Historiador compara temas como colonização, independência e abolição da escravidão

Nesta semana de posse do novo presidente norte-americano Donald Trump, o Na Trilha da História faz uma comparação entre a trajetória brasileira e norte-americana. Será que a História consegue explicar por que o Brasil e os Estados Unidos se tornaram os países que são hoje? O convidado desta semana é o historiador Antônio José Barbosa, doutor em História pela Universidade de Brasília, onde também é professor.

 

Em relação à colonização, por exemplo, o pesquisador afirma que tem pouca importância o fato de o Brasil ter sido colonizado por Portugal, enquanto os Estados Unidos, pela Inglaterra. "A questão não é quem nos colonizou, mas como a colonização foi feita. E aí nós temos uma diferença monumental entre as duas experiências históricas", explica o professor, lembrando que no território brasileiro foi feita uma colonização de exploração, e no norte-americano, de povoamento.

 

Trilha Sonora
Neste episódio, a trilha sonora é formada por dois gênios da música brasileira e norte-americana: Tom Jobim e Frank Sinatra. As canções são do álbum "Francis Albert Sinatra & Antonio Carlos Jobim", de 1967. Confira a lista: "How insensitive” (letra de Norman Gimbel para a versão em inglês para a canção “Insensatez”, uma composição de Tom Jobim e Vinicius de Moraes); “Quiet nights of Quiet Stars” (letra de Gene Lees para a versão em inglês de "Corcovado", uma composição de Tom Jobim); “Meditation” (letra de Norman Gimbel para a versão em inglês de “Meditação”, uma composição de Tom Jobim e Newton Mendonça); "Dindi" (letra de Ray Gilbert para a versão brasileira com o mesmo título, uma composição de Tom Jobim e Aloysio de Oliveira); e “The Girl from Ipanema” (letra de Norman Gimbel para a versão em inglês de "Garota de Ipanema", uma composição de Tom Jobim e Vinicius de Moraes").

 

Confira aqui os horários do programa completo
Sábado, 16h: Rádio Nacional FM Brasília 96,1 MHz
Domingo, 23h: Rádio Nacional AM Brasília 980 KHz (em rede com a Rádio Nacional da Amazônia 11.780KHz e 6.180KHz)
Sábado, 7h e Domingo, 6h: Rádio Nacional do Rio de Janeiro 1.130KHz
Sábado, 17h: Rádio MEC AM do Rio de Janeiro 800KHZ


O Na Trilha da História é apresentado pela jornalista Isabela Azevedo. Sugestões para o programa podem ser enviadas para culturaearte@ebc.com.br.

Criado em 16/01/2017 - 18:10 e atualizado em 16/01/2017 - 16:42

Mais do programa