Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Guerra do Paraguai é destaque do Na Trilha da História

Escritor Luiz Octavio de Lima comenta maior conflito armado da América Latina do século XIX

Nesta mesma semana, em 1870, morria o líder paraguaio Francisco Solano López, encerrando, assim, o maior conflito armado da América do Sul do século XIX. A chamada Tríplice Aliança - formada por Brasil, Uruguai e Argentina - combateu o Paraguai por cinco anos.

Para desvendar os mistérios e as polêmicas desses combates, o Na Trilha da História conversa com o jornalista e escritor Luiz Octavio de Lima, autor do livro "A Guerra do Paraguai", lançado pela editora Planeta.

Motivada pela disputa para navegar no Rio da Prata, a guerra foi especialmente cruel com a população paraguaia. "O Paraguai tinha um contingente de 60 mil soldados no início da guerra, quando o Brasil não tinha nem 15 mil. Logo no primeiro ano de conflito, ele (Paraguai) perde quase todo esse contingente e refaz o exército até com pessoas comuns: mulheres, idosos, crianças para conseguir montar uma nova estrutura de combate", detalhou. 

Trilha Sonora
Este episódio apresenta a banda paraguaia de rock Identidad Py, que se tornou bem popular depois que participou de um concurso musical, em 2008. As letras têm um forte conteúdo nacionalista e social e algumas fazem referência direta à Guerra do Paraguai.  O programa traz as músicas  "El abuelo que banco", "Alma Artesanal”, "Identidad", "Angeles Sedientos" e "Bellezas de un ayer".

Confira aqui os horários do programa

Sábado, 16h: Rádio Nacional FM Brasília 96,1 MHz
Sábado, 11h: Rádio Nacional AM Brasília 980 KHz
Sábado, 7h e Domingo, 6h: Rádio Nacional do Rio de Janeiro 1.130KHz
Sábado, 17h: Rádio MEC AM do Rio de Janeiro 800KHz


O Na Trilha da História é apresentado pela jornalista Isabela Azevedo. Sugestões para o programa podem ser enviadas para culturaearte@ebc.com.br.

Criado em 01/03/2017 - 18:27 e atualizado em 01/03/2017 - 15:32

Mais do programa