Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

“Oriente-Ocidente II – homenagem à Síria” é o tributo do Hesperion XXI ao país

Trabalho do conjunto ajuda a refletir sobre a continuidade da guerra e

O Que Há de Novo deste sábado (13) destaca o CD “Oriente-Ocidente II – homenagem à Síria”. O álbum é resultado de um concerto ocorrido em 2012, em que dois músicos sírios, o cantor e alaudista Bouhassoun Waed e o flautista (ney) muçulmano Moslem Rahal, juntaram-se ao Hesperion XXI, que já é integrado por músicos de muitas nacionalidades.

 

Segundo Jooão Marcos Coelho, "O diálogo é múltiplo: entre músicos da Síria, Israel, Turquia, Líbano, Grécia, Marrocos; entre instrumentos e música do Cristianismo da Antiguidade e da Hesperia judaica, com as Istampitte da Itália medieval e as canções, improvisos e danças da Síria. As formas são expressões musicais "esquecidas sob camadas sucessivas de modernismo”  ou “desvalorizadas por suas origens incertas”: danças, orações, canções e lamentos a partir de improvisos do ney oriental e nas flautas medievais; no rebab e na lira italiana, a partir dos ouds (alaúdes) marroquinos e turcos; no santur iraniano e no kanun turco."

 

O gambista catalão Jordí Savall, 74 anos, líder do conjunto, é especialista em música antiga. O trabalho é um tributo do músico à Síria, país de tradições multimilenares e de uma cultura que está nas raízes da civilização humana. Um país que vem sendo alvo de guerras intestinas e da ação de grupos terroristas.

 

O Que Há de Novo é transmitido pela Rádio MEC FM Rio, à meia-noite, na madrugada de sábado para domingo.



Criado em 12/02/2016 - 20:00 e atualizado em 12/02/2016 - 18:00

Mais do programa