Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Episódio 2: o alcance, a potência e a importância

Segundo episódio da série Parque do Rodeador: meio século de transmissões explica como o sinal da Rádio Nacional, em ondas médias e ondas curtas, consegue ir tão longe

Assinar podcast

Rodeador 50 anos

No AR em 12/03/2024 - 13:00

*atualizado às 14h30 do dia 20 de março de 2024: após correções de locução e reedição de um dos trechos de entrevista, o áudio foi substituído e disponibilizado para download.

Logo depois de inaugurado, ainda na década de 1970, o sinal da Rádio Nacional alcançava vários países - da Europa à Ásia, da América do Norte à África. À noite, era possível sintonizar a Rádio Nacional AM em qualquer parte do país. Além dos transmissores de alta potência do parque - seis transmissores de ondas curtas, operando em 250kw, e dois transmissores de ondas médias, com 300kW cada - o comportamento das ondas de rádio também ajudam a entender como a emissora chegava - e ainda chega - tão longe.

Ouça todos os episódios da série

Esse episódio explica o que são as ondas curtas e as ondas médias, por que elas podem ser suscetíveis à interferências e chiados, e por que, mesmo com o surgimento das rádios FM, da internet e do streaming, as ondas médias e curtas ainda são importantes.

Com depoimentos do coordenador de Engenharia de Radiodifusão de Rádios para o Rodeador e o Alto Solimões, Adriano Goetz, do ex-gerente de Engenharia do Parque do Rodeador, Ismar do Vale, do diretor de Operações, Engenharia e Tecnologia da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), José de Arimatéia Araújo, de Higino Germani, diretor técnico do Sistema de Radiodifusão de Alta Potência (SIRAP) e engenheiro que liderou a instalação do Parque do Rodeador, do professor e pesquisador Octávio Penna Pieranti, do gerente-executivo das Rádios EBC, Thiago Regotto, e da apresentadora Beth Begonha.

 

Ficha técnica:

PARQUE DO RODEADOR: MEIO SÉCULO DE TRANSMISSÕES

Apresentação, pesquisa, entrevistas, roteiro e edição: Nathália Mendes

Montagem e sonoplastia: Messias Melo (episódio 1), José Maria Pardal (episódio 2) e Taiana Borges (episódios 3, 4 e 5)

Parte das informações desta série vem do livro Entre plantações de morangos, florestas e oceanos, do professor e pesquisador Octávio Penna Pieranti (disponível aqui).

A série usou trechos do vídeo O que são as ondas curtas? (disponível aqui), do canal de YouTube Ser Eletrônico, de Pedro Reis. O áudio foi cedido por Pedro Reis - a quem agradecemos - para utilização no episódio 2. 

Criado em 19/03/2024 - 11:15 - Episódio O alcance, a potência e a importância

Mais do programa