Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Episódio 3: o que e para quem falamos

Terceiro episódio da série Parque do Rodeador: meio século de transmissões fala sobre o Serviço Internacional, que levava programação em cinco idiomas pelas ondas curtas da Nacional

Assinar podcast

Rodeador 50 anos

No AR em 13/03/2024 - 13:00

O terceiro episódio da série Parque do Rodeador: meio século de transmissões relembra o que foi o Serviço Internacional da antiga Radiobras - que, nas ondas curtas, era conhecido como Rádio Nacional do Brasil. O Serviço Internacional tinha programação em cinco idiomas: alemão, francês, espanhol, português e inglês. Os programas apresentavam para os ouvintes estrangeiros, em faixas específicas para cada idioma, o que era o Brasil: notícias do país, indústria e comércio, agricultura, turismo, política interna e externa, ciência, tecnologia, economia, cultura, hábitos brasileiros, artes e a música brasileira. Impulsionada pelas ondas curtas e pelos transmissores de alta potência, a programação chegava em vários países - e não tardou para que os ouvintes também começassem a falar com a rádio.

Ouça todos os episódios da série

O retorno dos ouvintes chegava por meio de cartas - muitas cartas -, das fitas gravadas com o som da rádio e dos reports que viravam cartões QSL - os cartões de confirmação de que o ouvinte tinha sintonizado na frequência da rádio em determinado dia e horário. O episódio narra também de quando o Serviço Internacional foi descontinuado, e traz as motivações para uma mudança de rota na história das ondas curtas da Rádio Nacional: quando ela deixou de transmitir para o mundo, e voltou-se para a Amazônia. 

Com depoimentos do produtor executivo Renato Lima, do tradutor Mário Nunes, de Higino Germani, diretor técnico do Sistema de Radiodifusão de Alta Potência (SIRAP) e engenheiro que liderou a instalação do Parque do Rodeador, Ivo Villela, antigo técnico de manutenção da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), do professor e pesquisador Octávio Penna Pieranti, do diretor de Operações, Engenharia e Tecnologia da EBC, José de Arimatéia Araújo, e do coordenador de Engenharia de Radiodifusão de Rádios para o Rodeador e o Alto Solimões, Adriano Goetz.

 

Ficha técnica:

PARQUE DO RODEADOR: MEIO SÉCULO DE TRANSMISSÕES

Apresentação, pesquisa, entrevistas, roteiro e edição: Nathália Mendes

Montagem e sonoplastia: Messias Melo (episódio 1), José Maria Pardal (episódio 2) e Taiana Borges (episódios 3, 4 e 5)

Parte das informações desta série vem do livro Entre plantações de morangos, florestas e oceanos, do professor e pesquisador Octávio Penna Pieranti (disponível aqui).

Criado em 19/03/2024 - 10:55 - Episódio O que e para quem falamos

Mais do programa