Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Episódio 4: as dificuldades

Quarto episódio da série Parque do Rodeador: meio século de transmissões fala sobre os parques de transmissões que não saíram do papel e como o Rodeador resistiu ao passar do tempo

Assinar podcast

Rodeador 50 anos

No AR em 14/03/2024 - 13:00

*atualizado às 14h52 do dia 20 de março de 2024: após ajuste de texto, correção de locução e acréscimo de nome de funcionário do Parque do Rodeador, o áudio foi substituído e disponibilizado para download.

O Parque do Rodeador não deveria ser o único parque de transmissões em alta potência do país. O projeto inicial previa a construção de dois outros sítios: um no nordeste, na região de Mamanguape, na Paraíba, e outro no norte, em Boa Vista, que, na época, estava no então território federal de Roraima. Mas essa ideia nunca saiu do papel - até porque os locais escolhidos sequer tinham condições de ter uma estrutura dessa grandeza em operação.

Ouça todos os episódios da série

Este episódio revela que não se sabe por que Mamanguape e Boa Vista foram escolhidas para receber essas duas estações - e traz algumas explicações sobre o que pode ter justificado essa intenção. Também vamos ouvir sobre como o Parque do Rodeador sofreu com a deteorização de seus equipamentos e os esforços de uma equipe que manteve - e mantém - o complexo funcionando.

Por fim, o episódio lembra do período que a Rádio Nacional da Amazônia ficou oito meses fora do ar - tudo isso por conta de um incêndio na subestação que alimenta o sistema de antenas e transmissores do parque. 

Com depoimentos do professor e pesquisador Octávio Penna Pieranti, de Higino Germani, diretor técnico do Sistema de Radiodifusão de Alta Potência (SIRAP) e engenheiro que liderou a instalação do Parque do Rodeador, Ivo Villela, antigo técnico de manutenção da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), do diretor de Operações, Engenharia e Tecnologia da EBC, José de Arimatéia Araújo, do ex-gerente de Engenharia do Parque do Rodeador, Ismar do Vale e do coordenador de Engenharia de Radiodifusão de Rádios para o Rodeador e o Alto Solimões, Adriano Goetz.

As mensagens de ouvintes enviadas durante o período do "apagão" da Rádio Nacional da Amazônia foram recuperadas pela equipe da Ouvidoria da EBC (agradecimentos à ouvidora adjunta Talita Cavalcante e o coordenador Juan Carlos Matel Molina) e lidas por Mário Sartorello, José Carlos Andrade e Patrícia Fontoura.

 

Ficha técnica:

PARQUE DO RODEADOR: MEIO SÉCULO DE TRANSMISSÕES

Apresentação, pesquisa, entrevistas, roteiro e edição: Nathália Mendes

Montagem e sonoplastia: Messias Melo (episódio 1), José Maria Pardal (episódio 2) e Taiana Borges (episódios 3, 4 e 5)

Parte das informações desta série vem do livro Entre plantações de morangos, florestas e oceanos, do professor e pesquisador Octávio Penna Pieranti (disponível aqui).

Criado em 19/03/2024 - 10:40 - Episódio As dificuldades

Mais do programa