Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Episódio 5: como estamos hoje e para onde vamos

Quinto e último episódio da série Parque do Rodeador: meio século de transmissões conta como o parque funciona ao completar 50 anos em operação, e projeta qual pode ser o seu futuro

Assinar podcast

Rodeador 50 anos

No AR em 15/03/2024 - 13:00

*atualizado às 16h04 do dia 20 de março de 2024: após correção de locução e inclusão de apresentação de entrevistada, o áudio foi substituído e disponibilizado para download.

Apesar de ter perdido uma parte significativa de sua capacidade operacional ao longo das décadas, o Parque de Transmissões do Rodeador ainda é um dos maiores complexos de alta potência de radiodifusão da América Latina. O sistema de antenas é o maior do Brasil e os transmissores, que já estão perto de bater 50 anos em funcionamento, são tão grandes que comportam até quatro pessoas dentro deles enquanto irradiam a programação da Rádio Nacional da Amazônia. Dos seis transmissores de onda curta originalmente instalados no parque, apenas dois estão em funcionamento. E a potência dos equipamentos de ondas curtas, que antes era de 250kW, agora é de 70kW. Com isso, o alcance da rádio agora é estimado entre 500 a 2.000 quilômetros. O transmissor de ondas médias foi desativado e não pode mais ser recuperado.

Ouça todos os episódios da série

Além de descrever como é o Parque do Rodeador, este episódio explica o que precisa ser feito para recompor toda a estrutura de transmissão. E também apresenta o que pode vir a ser um caminho para as próximas décadas do Rodeador: a transmissão digital em ondas curtas.

Com depoimentos do coordenador de Engenharia de Radiodifusão de Rádios para o Rodeador e o Alto Solimões, Adriano Goetz, do ex-gerente de Engenharia do Parque do Rodeador, Ismar do Vale, do diretor de Operações, Engenharia e Tecnologia da EBC, José de Arimatéia Araújo, do gerente-executivo das Rádios EBC, Thiago Regotto, do professor e pesquisador Octávio Penna Pieranti e da professora e pesquisadora Nélia Del Bianco.

 

Ficha técnica:

PARQUE DO RODEADOR: MEIO SÉCULO DE TRANSMISSÕES

Apresentação, pesquisa, entrevistas, roteiro e edição: Nathália Mendes

Montagem e sonoplastia: Messias Melo (episódio 1), José Maria Pardal (episódio 2) e Taiana Borges (episódios 3, 4 e 5)

Parte das informações desta série vem do livro Entre plantações de morangos, florestas e oceanos, do professor e pesquisador Octávio Penna Pieranti (disponível aqui).

O depoimento da professora Nélia Del Bianco no episódio 5 foi tirado da transmissão O mundo em ondas curtas: 50 anos do Parque do Rodeador, maior e mais potente emissora de rádio do Brasil, promovido pela Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom) e Empresa Brasil de Comunicação (EBC) (íntegra disponível aqui).

Criado em 19/03/2024 - 10:30 - Episódio Como estamos hoje e para onde vamos

Mais do programa