Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Calor carioca é ainda maior no complexo de penitenciárias em Bangu

Ao todo, 40% dos detentos do Rio poderiam estar respondendo ao

Com o calor intenso que tem feito neste verão brasileiro, o Bate-Papo Ponto Com nesta quarta-feira (21) lembra a situação dos presídios superlotados. Os presídios femininos, a ressocialização e a velha questão das facções foram alguns dos temas abordados no programa. Entre os convidados da mesa, a presidente do Conselho Penitenciário do Estado do Rio de Janeiro, Maíra Fernandes, e o aluno de Jornalismo, do Ibmec Rio, Teoni Calaça. 

 

"Todo nosso sistema está superlotado. Em breve, estaremos com 1 milhão de presos no país", apontou a advogada diante de outro fato relevante: a pouca execução de penas alternativas e o alto número de presos que poderiam aguardar o processo em liberdade. "Se nós já temos tendência a ficar mais irritados e impacientes, imagina para o preso neste calor? Isso vira um barril de pólvora pronto a explodir. O difícil acesso à água também torna tudo pior", disse ela. 

 

Ao comentar sobre a discriminação do preso, Maíra destacou ainda os casos de furtos e tráfico de drogas como a maior fatia da população carcerária. E o que falar sobre os direitos humanos? "A maior parte está no sistema prisional sem ser socializado. Ou seja, sem todos os direitos em exercício", defendeu a advogada, que é também coordenadora-geral do Fórum Nacional de Conselhos Penitenciários. 

 

Acompanhe mais, no player acima, a íntegra do Bate-Papo Ponto Com. Sempre de segunda a sexta-feira, das 11h às 12h, na MEC AM do Rio, sob apresentação de Cadu Freitas. Se preferir, ouça também ao vivo, aqui no link das Rádios EBC



Criado em 21/01/2015 - 15:17 e atualizado em 22/01/2015 - 10:51