Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Bossa Nova é tema do Caderno de Música

O programa fala sobre um dos movimentos mais influentes da história da música popular brasileira: a Bossa Nova.

Caderno de Música

No AR em 17/06/2017 - 11:45

O Caderno de Música deste sábado (17) fala sobre um dos movimentos mais influentes da história da Música Popular Brasileira (MPB): a Bossa Nova.

Apesar de o termo já ter sido utilizado antes, o surgimento da Bossa Nova ocorreu na década de 1950, durante os encontros de um grupo de músicos da classe média carioca, em apartamentos na zona sul, como o de Nara Leão.

Nestes encontros, estavam grandes nomes da música, como Carlos Lyra, Roberto Menescal, Chico Feitosa, Ronaldo Bôscoli e o grande João Gilberto, que foi quem, de fato, apresentou uma nova maneira de tocar o samba, dando origem à Bossa Nova.

Entre os principais nomes do movimento da Bossa Nova estão João Gilberto, Tom Jobim, Vinícius de Moraes e entre as inúmeras músicas que se tornaram ícones da música brasileira, podemos destacar Chega de Saudade, Samba de uma nota só, Desafinado, Corcovado e Garota de Ipanema.

Algumas destas músicas, foram gravadas por grandes nomes da música internacional, como Frank Sinatra, Sarah Vaughan e Stan Getz.

Ouça, no programa, alguns dos principais representantes da Bossa Nova, principais composições - como "Garota de Ipanema"-, e músicas brasileiras mais famosas e regravadas em todo o mundo.

Não perca! Caderno de Música. Sábado, às 11h45, na MEC FM.

 

Criado em 13/06/2017 - 16:33 - Episódio Caderno de Música 17/06/2017

Mais do programa