O Caderno de Música deste sábado (16) segue com o especial em homenagem ao aniversário de um dos mais importantes compositores de todos os tempos: Ludwig van Beethoven.
Nascido em 16 de dezembro de 1770 em cidade de Bonn, na Alemanha, Beethoven trouxe grandes mudanças na forma de compor em sua época. Foi dele, por exemplo, a ideia de inserir um scherzo no terceiro movimento das sinfonias, já que, até então, tal movimento era em forma de minueto ou sequer existia. Mudanças de andamento, tonalidades e timbres inesperados revelam uma constante surpresa na obra do compositor alemão.
Outra grande revolução que Beethoven trouxe para a música foram através das suas composições para piano, que ampliaram a sonoridade e a técnica do instrumento, exigindo dos pianistas maior independências entre as mãos. Beethoven também escreveu obras vocais, concertos, aberturas e música para balé.
E foi com suas sinfonias que a orquestra sofre uma ampliação tanto do número e da diversidade dos instrumentos, quanto de sonoridade, alcançando uma densidade sem precedentes e que viria até a assustar compositores à frente. Brahms, por exemplo, só conseguiu escrever sua primeira sinfonia 20 anos após a estreia da nona de Beethoven, por considerar que jamais seria possível escrever algo novo depois dela.
Ouça aqui o primeiro episódio do especial que homenageia o compositor alemão.
Conheça mais da história de Beethoven no Caderno de Música. Sábado, às 11h45, na MEC FM.