Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Stravinsky e Prokofiev são os destaques no especial sobre a cultura russa

Caderno de Música apresenta o terceiro programa da série que fala sobre a música de concerto russa

Caderno de Música

No AR em 09/06/2018 - 11:45

O Caderno de Música deste sábado (09) segue com a série sobre a cultura russa e apresenta um pouco mais da música de concerto deste país. 

Além de Tchaikovsky, um dos maiores nomes do Romantismo, e dos compositores nacionalistas do Grupo dos Cinco, que foram destacados no último programa, são inúmeros os compositores russos que deixaram suas marcas na história da música universal. É o caso de alguns dos pioneiros da música contemporânea: Stravinski, Prokofiev, Rachmaninov e Shostakovitch.

Considerado pela revista "Times" uma das cem pessoas mais influentes do século XX, Igor Stravinsky teve uma carreira notável como compositor, maestro e pianista. Ele ficou famoso por seus revolucionários balés, como "Petrushka", "A Sagração da Primavera" e "O Pássaro de Fogo", todos eles encomendados por Diaguilev

Outro importante nome da música de concerto russa, e também um dos mais notáveis do século XX, é Serguei Prokofiev. Precoce ao piano e na composição, Prokofiev desde muito cedo já viajava pelo mundo para mostrar o seu talento. Prokofiev é conhecido pelo seu balé "Romeu e Julieta", as óperas "O Amor das Três Laranjas" e "Guerra e Paz" e duas trilhas sonoras para filmes de Sergei Eisenstein, que compôs no período em que morou nos Estados Unidos.

Ouça no player acima.

O Caderno de Música vai ao ar neste sábado, às 11h45, na MEC FM.

Criado em 08/06/2018 - 16:28 - Episódio Caderno de Música 09/06/2018

Mais do programa