O Caderno de Música deste sábado (27) segue destacando algumas das principais características dos diferentes gêneros instrumentais da música clássica. Nesta edição, conheça mais sobre os concertos e as sinfonias.
O gênero Concerto se caracteriza pelo contraste entre um instrumento solista e uma orquestra. Ele surgiu como um desdobramento do concerto grosso barroco, e passou a ser utilizado por quase todos os compositores do Período Clássico. Essa ideia de um solista sendo destacado à frente de uma grande orquestra fez com que surgissem grandes músicos virtuosos, principalmente durante o Romantismo. Além desta característica de ter sempre um solista dialogando com a orquestra, o Concerto normalmente é constituído por três movimentos: o primeiro, rápido; o segundo, lento; e o terceiro, novamente rápido.
Diferente do concerto, em uma Sinfonia não há instrumento principal de destaque, embora existam solos ocasionais de um ou outro instrumento no decorrer da obra. Normalmente, são os naipes de cordas que carregam a melodia principal da Sinfonia. Em vez de três (como ocorre no concerto), as Sinfonias possuem um padrão de quatro movimentos: sendo o primeiro de andamento rápido (podendo ou não ter uma introdução lenta), o segundo lento, o terceiro geralmente um minueto ou scherzo, e o quarto e último movimento (finale) tem características semelhantes à do primeiro movimento, com andamento rápido.
Conheça mais no Caderno de Música. Sábado, às 11h45, na MEC FM.