Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Ouça vida e obra de Puccini no Caderno de Música

Programa homenageia os 160 anos de nascimento deste importante compositor italiano do Romantismo

Caderno de Música

No AR em 29/12/2018 - 11:45

O Caderno de Música deste sábado (29) vai homenagear os 160 anos de nascimento de um dos grandes compositores da música universal: Giacomo Puccini

Nascido em 22 de dezembro de 1858, Giacomo Puccini veio de uma família tradicional da música e iniciou seus estudos bem cedo, porém sempre foi considerado um estudante indisciplinado. Ele começou a aprender órgão, mas, aos 16 anos, ao assistir a uma apresentação de “Aida", de Verdi, decidiu se tornar compositor de óperas. O compositor é tido como um dos principais nomes da ópera italiana realista do período romântico. Ele escreveu algumas das mais notáveis obras deste gênero, como “La Boheme”, “Madame Butterfly”, “Tosca”, entre tantas outras. Algumas das árias mais conhecidas pelo grande público também foram escritas por Puccini, como "O Mio Babbino Caro", “Che Gelida Manina”, “Si chiamono mimi”, e “Quando m'en vo”.

O estilo de composição de Puccini seguiu a tradição operística de Verdi e apresenta uma orquestração fortemente influenciada por Wagner. Suas óperas incluem vários temas, sendo as mais comuns as histórias das heroínas, que se dedicam de corpo e alma aos seus amantes, geralmente com um fim trágico. Giacomo Puccini morreu em 29 de novembro de 1924, em decorrência de um câncer na garganta. Ele estava compondo sua ópera “Turandot”, que ficou inacabada. A obra foi finalizada por Franco Alfano, que se baseou nos escritos do compositor. Embora seu nome esteja ligado às óperas, Puccini também compôs em outros estilos, como obras sacras, sinfônicas, peças para piano e de câmara, entre outras.

Conheça mais no Caderno de Música. Sábado, às 11h45, na MEC FM.

Criado em 28/12/2018 - 09:44

Mais do programa