O próximo dia 10 de abril será marcado pelos 40 anos de morte do italiano Giovanni Rota Rinaldi, mais conhecido como Nino Rota, um dos maiores compositores de trilha sonora que já existiram. E o Caderno de Música deste sábado (06) e da próxima semana irá relembrar a trajetória deste grande compositor e maestro, autor de algumas das mais famosas trilhas sonoras de todos os tempos.
Nascido em Milão, Nino Rota veio de uma família de músicos. Ainda criança, teve aula com Ildebrando Pizzetti, que era um dos maiores compositores italianos de ópera do fim do século XIX.
Antes de se destacar como compositor de trilha sonora, Nino Rota já era bastante reconhecido em outros gêneros musicais. Com apenas 11 anos de idade, ele escreve seu primeiro oratório, “L'infanzia de San Giovanni Battista”, que foi executado no ano seguinte em Milão e Paris.
Além do seu grande volume de composições cinematográficas, Rota escreveu inúmeras óperas, balés, trabalhos para orquestra sinfônica e de câmara, instrumentos solistas e coral, além de trilhas para produções teatrais de Viconti, Zeffirelli e Eduardo De Fillippo.
Conheça mais no Caderno de Música. Sábado, às 11h45, na MEC FM.