O Caderno de Música deste domingo (22) comemora os 215 anos de nascimento do compositor húngaro Johann Kaspar Mertz, e os 140 anos do romeno George Enescu.
Nascido em Poszony (Hungria) em 17 de agosto de 1806, Mertz foi um dos principais violonistas do século XIX e um importante nome da composição clássica para o violão. Ele faleceu com 50 anos, em 14 de outubro de 1856, mas apesar do pouco tempo de vida, deixou seu grande legado que perdura até a atualidade.
Já o compositor George Enescu nasceu em 19 de agosto de 1881 e é considerado o maior e mais versátil músico romeno, tendo sido internacionalmente admirado como violinista. George Enescu atuou como compositor, violinista, professor e regente em Nova Iorque, Paris e na sua terra natal, Romênia. Suas obras são caracterizadas pela complexidade e pelas diversidades estilísticas, com influências da música folclórica romena (da qual foi um grande divulgador), além dos compositores Wagner, Reger, Schoenberg, e Franz Listz.
E o programa também traz um pouco do álbum “Paris: La Belle Epoque”, lançado em julho de 2021 pelo flautista principal da Filarmônica de Nova Iorque Robert Langevin e a pianista e diretora artística da Escola de Música de Manhattan, Margaret Kampmeier. O trabalho traz todo o charme da música parisiense da chamada época de ouro, com obras de Enescu, Fauré, Debussy, entre outros.
O Caderno de Música vai ao ar neste domingo, às 14h30, na MEC FM.