O Caderno de Música deste domingo (5) traz um especial em comemoração aos 180 anos de nascimento do compositor tcheco Antonin Dvorak.
Nascido em 8 de setembro de 1841, Antonín Leopold Dvořák era considerado um violista virtuoso, e, ainda na juventude, fez parte do núcleo da nova orquestra do Teatro Provisório, regida em 1862 por Wagner, e posteriormente por Smetana.
Aliás, tanto Smetana quanto Dvořák são considerados os mais importantes compositores tchecos não só do período romântico, como de toda a história da música.
Dvorak ficou conhecido por suas obras sinfônicas, com influências da música folclórica, principalmente a tcheca, e também de compositores clássicos a quem admirava, como Mozart e Beethoven, além dos românticos Wagner e de seu amigo Brahms. O compositor também possuía um grande fascínio pela ópera, chegando a escrever cerca de 10 obras do gênero
O programa vai destacar, também, o recém-lançado álbum Dvořák: Legends & From the Bohemian Forest, com obras de Dvorak interpretadas pelos pianistas Christophe Sirodeau e Anna Zassimova.
O Caderno de Música vai ao ar neste domingo, às 14h30, na MEC FM.