Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Especial 110 anos de nascimento Nino Rota, no Caderno de Música

E ainda no programa, confira um pouco do álbum “John Pickard: The Gardener of Aleppo”.

Caderno de Música

No AR em 28/11/2021 - 14:30

O Caderno de Música deste domingo (28) apresenta um especial em comemoração aos 110 anos de nascimento de Nino Rota.  Nascido em Milão em 3 de dezembro de 1911, Giovanni Rota Rinaldi, mais conhecido como Nino Rota, é considerado um dos maiores compositores de trilha sonora que já existiu. Ele escreveu mais de150 partituras para produções italianas e internacionais de importantes cineastas, como Renato Castellani, Luchino Visconti e Francis Ford Coppola. Com este último, Rota escreveu a trilha dos premiados filmes Poderoso Chefão 1 e 2. Mas, sem sombra de dúvidas, a maior parceria entre compositor e cineasta que já existiu foi a de Nino Rota com Federico Fellini.

Ao lado do grande volume de trabalho cinematográfico, Nino Rota escreveu cerca de dez óperas, cinco balés, inúmeros trabalhos para orquestra sinfônica e de câmara, instrumentos solistas e coral, além de trilhas para as produções teatrais de Viconti, Zeffirelli e Eduardo De Fillippo. 

E ainda no programa, confira um pouco do álbum John Pickard: The Gardener of Aleppo, vencedor do Gramophone Awards de 2021, categoria de melhor álbum de música contemporânea. 

O compositor inglês de 58 anos John Pickard é autor de cerca de 30 obras de variados estilos, desde peças para instrumentos solo até grandes sinfonias, sendo muito reconhecido pelo seu domínio orquestral e sua escrita virtuosística. Este álbum John Pickard: The Gardener of Aleppo, lançado em maio de 2020 pelo Nash Ensemble, traz, ao todo, sete obras que abrangem um pouco mais de 30 anos da carreira do compositor. 

O Caderno de Música vai ao ar neste domingo, às 14h30, na MEC FM.

Partitura, notas musicais, música
Tags:  Nino Rota

Criado em 27/11/2021 - 09:45

Mais do programa